Sociedade por João Pulita - Colunas do João Pulita - Sete Dias: agenda cultural, shows, exposições e mais
 
 

SOCIAL13/10/2020 | 06h10Atualizada em 13/10/2020 | 06h10

Sociedade por João Pulita

Veja a coluna social desta terça-feira!

Sociedade por João Pulita José Zignani / Divulgação/Divulgação
Ismael Varela, Elias Cappellaro e Fernando Oliveira selaram parceria e reinventam o mercado de imagem e som Foto: José Zignani / Divulgação / Divulgação

Ação

Elias Cappellaro, da Big Brothers, Fernando Oliveira, da Music Music e Ismael Varella, da  Fokuss Video, acabam de lançar o espaço Multi Estudio Caxias. A boa nova do trio é palco para múltiplas plataformas de streaming, gravação de VTs, áudio, edição de vídeos, tradução em libras, uma alternativa para trabalhos digitais com estrutura completa para todo tipo de evento como lives e até campanhas publicitárias.

Clique e confira outras edições da coluna social de João Pulita

Rodolfo Bender encheu de afagos sua amada, Brenda Golart, quando ela brindava a conquista do diploma em Medicina Foto: Geórgia Thomé / Divulgação

Cardápio

As chefs de cozinha Marcia Gobatto e Márcia Melo Andrade arregaçam as mangas para encarar forno e fogão para a realização da Feijoada Mão Amiga. Com direito a orquestração da advogada Ana Paula Sottili Viezzer, o evento será em formato drive-thru, no dia 18, com retirada da gastronomia no estacionamento da Comunidade São Francisco, no Bairro Kayser, entre 11h30min e 13h30min.

A escultora Elisa Zattera foi conhecer a mostra Marrocos, do médico e artefotógrafo Clayton Macedo Foto: Luana Salvador, / Divulgação

Paisagens

Vania Misura, gerente do Intercity Caxias, coordena o posicionamento do hotel na retomada do turismo com foco em viagens regionais, uma aposta do setor para o pós-pandemia. O hotel, em parceria com a plataforma de experiências enoturísticas Wine Locals, promove passeios pela Serra gaúcha para desvendar os sabores da Rota dos Vinhos e suas atrações em torno da produção vitivinícola e gastronômica.

A biomédica Nicole Fogaça Toscan comemora o sucesso de sua clínica de estética, nesta temporada de recesso socialFoto: Samuel Slovinscki Boff / Divulgação

Bazar

O time diretivo da Associação Criança Feliz liderado pela presidente da entidade, Liège Francisco, em parceria com um grupo de voluntários, convoca a comunidade para participar do Bazar Mercado Feliz 2020. O evento ocorrerá entre os dias 23 e 24 deste mês, entre 9h e 17h, nos domínios da Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto, do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. Nas datas, estarão em exposição roupas novas e seminovas, calçados, acessórios e itens de decoração que serão comercializados e, os valores arrecadados, revertidos em prol da instituição.

Paredes

Para quem ainda não teve a oportunidade de conferir a mostra “Flores Concretas” do artista plástico Marcelo Hübner, ela seguirá em exibição até a próxima sexta-feira, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim. Composta por 23 obras com temas recorrentes do artista como por exemplo, floristas, urbanos e banhistas, a exposição recebeu com exclusividade algumas peças em grandes formatos. Na fase atual, Marcelo pinta suas cidades coloridas, enquanto suas flores, por vezes, aparecem com tons que lembram o concreto. Os trabalhos de Hübner, contam com a chancela do marchand porto-alegrense Nicholas Bublitz. Já no dia 21, a Galeria receberá a proposta intitulada “Das Costas de um Cavalheiro” que Christian de Lima apresentará utilizando diversas técnicas como pintura encáustica, giz pastel e caneta esferográfica. Com curadoria de Mona Carvalho, a produção de Christian permanecerá em cartaz até o dia 21 de novembro.

.

Viajar é preciso!

Enio MartinsFoto: Fabio Grison, / Divulgação

Enio César Biurrum Martins, 51 anos, filho de Feliciano Martins e Iara Biurrun Martins, graduado em Turismo pela PUC/RS, é um apaixonado pela vida e tudo o que ela pode oferecer de mais feliz. Persona dedicada no fazer dentro e fora do ambiente profissional, em pouco tempo já se transformou em destacado Secretário Municipal do Turismo de Caxias do Sul. Natural de Bagé, Enio tem projetos transformadores para dar ainda mais visibilidade à região. Embarque no voo deste determinado personagem que iniciou sua carreira com aviões e sonha alto!

Que conexão lúdica faz com a sua infância? Sempre teve como referencial o meio circense, cheio de desafios, saltos, encantos e com direito a aplausos imaginários de uma grande plateia. 

O que é o bom da vida? É viver intensamente conectado à Deus, à família e ao trabalho, é o que me fortalece para contribuir positivamente na vida das pessoas.

Qual a passagem mais importante da tua biografia e que título teria se fosse publicada? Ao sair da casa de meus pais e buscar as primeiras oportunidades de trabalho, com  certeza o nome da biografia seria: Embarque Imediato.

Se pudesse voltar à vida na pele de outra pessoa, quem seria? Billy Graham (1918-2018), conselheiro espiritual de vários presidentes dos Estados Unidos e proeminente membro da Convenção Batista do Sul.

Gostaria de ter sabido antes... a perda de entes queridos e pessoas que significaram muito na minha vida de alguma forma. 

Qual é a sua história com o turismo, como começou e por que decidiu seguir por esse caminho? A minha primeira oportunidade de trabalho foi na Varig, como mecânico de manutenção de aeronaves.  Mesmo desempenhando uma função importante na área técnica dos aviões sentia falta do contato direto com as pessoas no atendimento, de auxiliá-las no embarque e desembarque, transmitindo os pré-requisitos exigidos pela empresa de cordialidade e excelência. Com isso busquei uma graduação no curso de Turismo na PUC/RS, bem como aprimoramento do inglês e do espanhol.

O que é turismo? Sem dúvidas, é a arte de vender felicidade.

Uma viagem inesquecível da vida? Dubai em 2019.

Lugares que já visitou: praticamente todos os estados do território brasileiro. Uruguai, Argentina, Paraguai, México, Estados Unidos, Panamá, República Dominicana, Inglaterra, Espanha, França, Emirados Árabes e Israel.

Como se deu o convite para exercer o cargo de Secretário Municipal de Turismo em Caxias do Sul? E quais os maiores desafios? Em janeiro de 2020, o prefeito Flavio Cassina me chamou para compor o governo após análise do currículo e da minha trajetória. Como profissional trouxe na minha bagagem o fato de ter atuado em uma companhia aérea, Sala VIP do aeroporto Salgado Filho, planejamento turístico do município de Serafina Corrêa, agências de viagens, hotelaria, eventos sociais e corporativos, assessor técnico da SEMTUR 2013/2016, membro da Comissão Social da Festa da Uva de 2014, integrante da diretoria de hospitalidade de 2016, participação em concursos como palestrante e jurado em mais de 25 festas do estado além da qualificação para mais de 1000 taxistas da nossa cidade. Ao meu ver os maiores desafios são recuperar o retrocesso sofrido pela pasta nos últimos três anos; a recuperação da credibilidade e do diálogo junto ao trade; a pandemia dois meses após ter assumido; o orçamento destinado a secretária em um município de quase 600 mil habitantes é o menor se comparado a outros tantos da Serra gaúcha; déficit de sinalização turística para pedestres e veículos; grande parte da população desconhece os atrativos turísticos, principalmente as belezas do interior da cidade.  

O turismo de Caxias do Sul está preparado para retomar o crescimento após a pandemia? Sim, de forma gradual e responsável. Podemos citar como exemplo a realização da 11ª Semana Municipal do Turismo, que teve como tema, Experiências que Encantam: Visite Nosso Quintal. Quando foram realizados oito dias de ações híbridas entre lives, palestras, workshops, outorga dos embaixadores de 2020, passeio turístico com entidades ligadas ao trade, lançamento do vídeo da campanha da semana e uma coletiva da imprensa. É possível realizar ações exequíveis onde a dificuldade possa ser encarada como oportunidade. 

A Festa Nacional da Uva é referência em eventos do setor, qual o segredo por trás desse sucesso? Com certeza a Festa Nacional da Uva é nosso maior produto turístico, o segredo para que se perpetue a realização dela com sucesso é construí-la por meio da união de forças entre a iniciativa público-privada, mantendo o seu caráter comunitário. A Festa é uma grande celebração que agrega e contempla todos os setores.

Qual a importância da sustentabilidade nesse meio? A preocupação com o meio ambiente e a busca na retomada do turismo a locais próximos a natureza, aliado a responsabilidade social, surge com um ótimo propósito. É um novo conceito que conquista viajantes e gera momentos incríveis na vida das pessoas. Reforço que a preservação ambiental é o primeiro item da lista do turismo sustentável.

A era digital vem beneficiando o turismo de diversas formas, tornando-o cada vez mais acessível. Quais os pontos positivos e negativos de promover o turismo em uma era em que quase tudo gira em torno da internet? Os benefícios para o turismo digital é que ele nos aproximou mesmo estando distantes e agilizou grande parte da cadeia turística. O lado negativo é que as atrações virtuais ainda não são capazes de substituir as sensações de uma viagem presencial.

Um hábito que não abre mão? A oração.

Quais são os seus planos para o futuro? Participar do processo de crescimento da cidade onde moro, contribuindo no setor do turismo. No âmbito pessoal, ser voluntário em ações que trabalhem a valorização da vida, da fé e da inclusão social.

A melhor invenção da humanidade? O avião.

Quais músicas não saem da sua playlist? Músicas do dos anos 1980 e 1990 e atuais exceto aquelas que caracterizem uma poluição sonora.

Um filme para assistir inúmeras vezes: O Rei do Show, do diretor Michael Gracey.

Uma qualidade: sou persistente.

Um defeito: falar mais do que ouvir.

Uma palavra-chave: Fé.

Reflexão de cabeceira? Meditar na palavra de Deus (Bíblia). “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o  ama.” 1Coríntios 2:9

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros