Sociedade por João Pulita - Colunas do João Pulita - Sete Dias: agenda cultural, shows, exposições e mais
 
 

SOCIAL09/10/2020 | 06h10Atualizada em 09/10/2020 | 06h10

Sociedade por João Pulita

Veja a coluna social desta sexta-feira!

Sociedade por João Pulita Melisa Boz / Divulgação/Divulgação
Nicole Stedile, Rachel Vanin De Zorzi e Gabriele Backendorf, trinca de talentos, em editorial SoulShine da união das assinaturas criativas de Nicole e Rachel, no GB Studio Foto: Melisa Boz / Divulgação / Divulgação

Cirandinha

O presidente executivo do Recreio da Juventude, Paulo Henrique Marchioro, e o vice-presidente social da agremiação, Marcelo Nora, estão debruçados nos preparativos para confraternizar com os petizes da família esmeralda na primeira Festa das Crianças em formato drive-thru. Com a temática Reino Encantado, a atividade, que estava programada para o dia 3, em virtude do mau tempo, foi transferida para o dia 17, e movimentará o estacionamento externo da Sede Campestre Juventude, das 13h30min às 17h30min. Durante o percurso de carro, os pequenos, com os pais, seguirão por um trajeto lúdico no qual poderão interagir com os personagens da Frozen, da Peppa Pig, da Patrulha Canina e do Homem-Aranha. Haverá distribuição de pipocas, picolés e brinde surpresa para as crianças.

Clique e confira outras edições da coluna social de João Pulita

Danielle Xavier e Luciano Oliveira apresentaram a coleção das marcas Morena Rosa, Maria Valentina e Zinco, em clima de sunset, no último fim de semana Foto: Daniela Xu / Divulgação
O autor e jovem presidente da Academia Caxiense de Letras, Arthur Campagnolo Della Giustina, em uma imersão de lazer e literaturaFoto: Josy Lentz / Divulgação

Caixa de Som

O cantor Robson Bergenthal e sua banda preparam uma live intitulada “Sunset Prime”, que será apresentada no dia 18, domingo, às 15h30min e contará com a participação da dupla Victor & Rafa e do cantor Luan Rodrigues. O expressivo grupo de seguidores e fãs de Robson, que também faz sucesso como modelo, já aguardam ansiosos pela apresentação que será transmitida no canal de Robson Bergenthal no YouTube.

Rafael Victor, diretor de marketing da Echosis, também contabiliza conquistas na área de estratégias digitais Foto: Jucimar Milese / Divulgação

Libriana

A jornalista Daiane De Toni, brindará a passagem de sua data querida, amanhã, ao lado do seu partner, Yuri Piecha Caldeira, e familiares. A reunião em clima de petit comité será em meio ao cenário bucólico de Nova Petrópolis.

.

Sonhando o mundo através das lentes!

Fabio GrisonFoto: Fabio Grison / Divulgação

O fotógrafo caxiense Fabio Aurelio Grison, 38 anos, filho de Roni Grison e Marinez Romano Grison, casado com Lidiane Gasparin, é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Caxias do Sul. O aniversariante do próximo dia 16, conta nesse bate-papo sobre a fotografia como registro eterno, seus sonhos de desbravar fronteiras pelo mundo e os desafios que a profissão exige em tempos de recesso social. Saiba mais do que passa pelo olhar deste profissional sensível! 

Qual imagem você guarda da infância? As comemorações da Noite de Natal na chácara da família com amigos e primos. 

O que é o bom da vida? Sonhar e lutar para realizar. 

Ao lado de quem gostaria de ter sentado na época da escola? Roberto “Bob” Wolfenson. Fotógrafo brasileiro consagrado que mais produz retratos, fotos de moda e publicidade. 

Qual a passagem mais importante da tua biografia e que título teria se fosse uma obra? Fazer o bem não importando a quem. Estar sempre pronto para ajudar, ser solidário e compreensivo. 

Traço marcante de sua personalidade? Calmo, discreto e pró-ativo.

A melhor invenção da humanidade? A internet, que proporciona a aproximação dos quatro cantos do planeta.

Quando teve o primeiro contato com a fotografia? Lembro que quando criança gostava de registrar momentos com a câmera filmadora dos meus pais. Mas, por ser um equipamento caro e não saber utilizar, tinha sempre a supervisão deles. Não lembro o resultado, certamente era muito amador, mas recordo dos momentos em que registrei. Já na faculdade surgiu a vontade de ter meu próprio equipamento. Comecei com uma câmera semiprofissional analógica e ao concluir o curso adquiri minha primeira digital. Isso ocorreu em 2007, ano em que ingressei no Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul e tive uma das melhores experiências da vida como profissional. Aprendi muito com os colegas do Clube, que até hoje reúnem-se para falar de fotografia. 

Neste ambiente, quando o amadorismo dá lugar ao profissionalismo? Fotografar produtos para a empresa da família e festas para conhecidos foram o início para deixar de ser apenas um passatempo e tornar-se uma profissão. A maior experiência veio quando fotografava para outros colegas. Oportunidades que me permitiram agregar o trabalho e consolidar meu estilo. Assim, meu trabalho começou a ser visto e apreciado. Veículos e profissionais da comunicação me deram oportunidades de mostrá-lo e, a partir daí, minha carreira se concretizou. 

Quais as maiores dificuldades para um fotógrafo em início de carreira? Criar um estilo. A fotografia é feita pela sensibilidade do olhar, da cultura, do momento. O fotógrafo precisa desenvolver sua identidade. A câmera é apenas a ferramenta, o que faz a foto ser boa é o fotógrafo.

Quais áreas da fotografia você considera mais promissoras atualmente? A fotografia comercial tem grande importância, pois, com a técnica é possível registrar o melhor ângulo para valorizar o produto ou serviço e colaborar nas vendas. 

Com sua experiência, que conselho daria pra quem pensa em entrar nesta carreira? Persistir, buscar referências. Fazer seu trabalho ser único. Ser reconhecido pelas suas imagens, pelo olhar que tem sobre as coisas. 

Onde busca referência para seus trabalhos? No dia a dia, na leitura, na conversa com as pessoas, em viagens. Estar atento  a tudo e, principalmente, ser muito curioso.

O que fazer para se manter criativo em tempos de isolamento social? Foi um dos maiores desafios. Mas ainda a internet fez criar novas possibilidades. Grupos de fotografia instigaram a produção de novas imagens dentro do isolamento exigido. Um deles era ficar parado e fotografar detalhes em um raio de 360º. Um simples exercício que testou os ensinamentos técnicos e possibilitou enxergar detalhes que geralmente passam despercebidos. 

Com a situação atual do mundo, você acredita que o profissional de fotografia estará mais preparado para desenvolver trabalhos voltados à coletividade? Sim, a fotografia tem a essência de ver a coletividade.

De que maneira considera que o cenário atual está afetando o mercado da fotografia, e como isso vai impactar no futuro? A tecnologia está cada vez mais crescente e ao acesso de todos, mas nem todos saberão tirar proveito da ferramenta. 

Qual ou quais perspectivas você vislumbra para os futuros profissionais da área? Aperfeiçoamento do conhecimento.

Um projeto dos sonhos: desvendar o mundo.

Gostaria de ter sabido antes... opiniões formadas há anos, nem sempre são as certas para hoje.

O que tem feito para impactar o mundo e as pessoas de maneira positiva? A fotografia é o resultado de um instante que sempre carregará lembranças de um tempo que não voltará mais. Poder fazer esse registro e eternizar o momento é a maior satisfação. 

Se você tivesse vindo ao mundo com uma legenda ou bula, o que conteria nela? Os efeitos aparecem depois de um tempo, continue usando.

O que mais respeita no ser humano? O senso de justiça.

Um hábito que não abre mão? Pesquisar tudo sobre o lugar que vou fotografar.

Reflexão de cabeceira? Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos incríveis!

Que músicas não saem da sua playlist? Tem músicas de várias fases da vida. O melhor é ouvir e lembrar daquele momento.

Um filme para assistir inúmeras vezes: a trilogia De Volta para o Futuro, do diretor Robert Zemeckis.

Uma qualidade: minha organização.

Frase máxima? Faça o melhor hoje.

Lugar preferido no mundo? Dentro de um avião, para qualquer lugar do mundo.

Com que mensagem encara o mundo? A melhor luz é no amanhecer. Se não conseguiu hoje, acorde cedo e tente novamente, todo dia é um recomeço. 

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros