Sociedade por João Pulita - Colunas do João Pulita - Sete Dias: agenda cultural, shows, exposições e mais
 
 

SOCIAL01/10/2020 | 06h37Atualizada em 01/10/2020 | 06h37

Sociedade por João Pulita

Veja a coluna social desta quinta-feira!

Sociedade por João Pulita Rubia Scopel / Divulgação/Divulgação
A jornalista Andreia Fontana recebeu honraria do tenente-coronel, Jorge Emerson Ribas, que distinguiu também o reitor da FSG, Denis Chidem Foto: Rubia Scopel / Divulgação / Divulgação

Distinção

A gerente de jornalismo da RBS Caxias do Sul e presidente da Associação Riograndense de Imprensa - Núcleo Serra Gaúcha, a jornalista Andreia Fontana recebeu, na última segunda-feira, dia 28 de setembro, a Comenda do 12º Batalhão de Polícia Militar. A deferência é destinada a autoridades, oficiais, praças e personalidades civis que se destacam na promoção do desenvolvimento da instituição. Andreia foi condecorada com o grau bronze, dedicado aos civis e pessoas jurídicas que apoiaram ou contribuíram direta ou indiretamente para a efetividade da organização e qualificação dos serviços prestados pela corporação. Além de Andreia, outras 13 autoridades, como Denis Chidem, reitor da FSG, também foram homenageadas. A cerimônia contou com as honras do tenente-coronel Jorge Emerson Ribas, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar. O evento ocorreu no pitoresco Château Lacave e integrou as comemorações de aniversário do batalhão.

Clique e confira outras edições da coluna social de João Pulita

A psicóloga Monique Coloda apresentou novo endereço profissional, agora no Tronca CorporateFoto: Fernando Dai Prá / Divulgação
Simone Zanandrea Andreola será a mediadora de um bate-papo sobre o ensino de dança clássica, no dia 17 de outubro Foto: João Pulita

Sapatilhas

Simone Zanandrea Andreola, graduada em Relações Públicas, mas conhecida por seu incansável trabalho como professora de ballet, participa do projeto “Vamos Falar Sobre”, idealizado pelo bailarino Diego Cruz. O encontro de talentos, que abordará metodologias de ensino na dança clássica, será mediado por Simone e reunirá a bailarina Mariana Mesquita e o pedagogo da Escola Napontinha, Fabio Matheus, dia 17 de outubro, às 17h. Interessados poderão se inscrever pelo WhatsApp (21) 98270-1202.

O comandante da Barbearia Don Manera, Gustavo Manera, planeja expansão da marca durante a comemoração dos quatro anos de sua atuação Foto: Fernando Dai Prá / Divulgação
Enófila de carteirinha, Janay Caon Pieruccini celebra a abertura da primeira loja física da Adega Dorna Foto: ¿?lan Pissaia / Divulgação

Brasilidade

Um grupo de empresários expoentes na comunidade e as chefs de cozinha Marcia Gobatto e Márcia Melo Andrade estão as voltas para a realização da Feijoada Mão Amiga. Com a colaboração organizacional da advogada Paula Viezzer, o evento será em formato drive-thru, no dia 18 de outubro, com retirada da gastronomia no estacionamento da Comunidade São Francisco, no Bairro Kayser, das 11h30min às 13h30min.

.

Cardápio do dia!

Patricia del Carmen SemhanFoto: Victoria Menegolla / Divulgação

A culinarista Patricia del Carmen Semhan, filha de Miguel Angel Semhan e Vivian Ruth Abascal, nascida sob a égide do signo de Aquário, na cidade de Mercedes, interior da Argentina, adotou Caxias do Sul como sua terra natal. Começou a empreender no momento em que chegou na cidade, em 1991, e desde então não parou. Em janeiro daquele mesmo ano casou-se com Adelar Menegolla (in memoriam) com quem teve cinco filhos, Ismael, Dolores, Victoria, Florencia e Francisca Menegolla, e notando a carência de serviços relacionados a alimentação saudável, decidiu abrir seu primeiro negócio, o Diet Express. No decorrer dos anos buscou conhecimento em palestras, cursos e evidências científicas para se manter bem informada e atualizada. Hoje, em meio a pandemia, Patricia percebeu a fragilidade na saúde das pessoas e que grande parte desse desconforto pode ser solucionado com mudanças de hábitos alimentares, por esse motivo revela que deseja compartilhar uma rotina de bem-estar. Conheça a saudável receita de vida desta inquieta persona!

O que é o bom da vida? Poder compartilhar momentos de alegria com a família e os amigos.

Ao lado de quem gostaria de ter sentado na época da escola? Teria sido engrandecedor estudar ao lado do cirurgião cardíaco argentino, René Favaloro (1923-2000), era dono de uma personalidade revolucionária e humanista.

Traço marcante de sua personalidade? Me considero facilmente adaptável às mudanças. Diria que é a resiliência.

Gostaria de ter sabido antes... quais alimentos são benéficos para a saúde e quais não são.

Teve algum marco importante ou momento decisivo que influenciou a trajetória? Quando minhas filhas começaram a frequentar o colégio, me vi sozinha em casa e precisava sentir-me produtiva, foi então que comecei meu primeiro empreendimento, o Diet Express, ainda no ano de 1998.

Se tivesse vindo ao mundo com uma legenda ou bula, o que conteria nela? Nós somos aquilo que comemos!

Um hábito que não abre mão? Desfrutar um tempo ao calor e luz do Sol.

Filme para assistir inúmeras vezes: Comer, Rezar e Amar, da romancista Elizabeth Gilbert e adaptado para o cinema pelo diretor Ryan Murphy.

Quais músicas não saem da sua playlist? Sou toda emoções com a música Angie, da banda inglesa Rolling Stones. Também ouço muito o cantor argentino, Chaqueño Palavecino.

O que mudou na sua vida após o início do isolamento social? Ter que me adaptar a me exercitar em casa.

De onde surgiu a ideia de criar o Saúde Express? Através da minha experiência, nesses 22 anos trabalhando com dietas, descobri que modismos alimentares não funcionam. É necessário uma mudança de hábitos, quebrar velhos paradigmas, regular o metabolismo e, dessa forma, perder peso será uma consequência, sem esforço e de maneira saudável. E é tudo isso que a Saúde Express (@expressaude) busca evidenciar na rotina das pessoas.

Para quem recomenda seus serviços? Para todos, pois não só pessoas com sobrepeso deveriam preocupar-se com aderir a uma alimentação saudável. 

Qual sua receita autoral mais famosa? Todos elogiam o frango ao alho poró, mas segundo os meus filhos é o frango ao molho curry.

O que te inspira? Poder ver os resultados incríveis que se obtém por meio de uma mudança consciente na alimentação, seja no físico ou no emocional. Parece mágico!

Quem são os mestres na sua área? Atualmente são muitos, já que a internet permitiu conectar os mais remotos cantos do planeta. O médico canadense e autor de diversos livros sobre metabolismo, Jason Fung, é um mestre sensacional.

Cozinhar é uma ciência? Mais que uma ciência, para mim se confunde com arte.

Ingrediente favorito: o limão é um coringa na hora de cozinhar.

Um tempero de família: manjericão, por ser um ingrediente fundamental nas casas árabes, etnia da qual tenho descendência.

Seu prato predileto: bife de chorizo tem um sabor especial. Um corte simples que se destaca nas preparações da culinária argentina.

O que é harmônico no sabor? É quando se pode sentir todos os ingredientes de uma comida, sem que um neutralize o outro. É aí que realmente se percebe a arte e a experiência ao cozinhar. Costumo comparar com um concerto onde todos os instrumentos entrecruzam seus diferentes sons sem perder a individualidade, produzindo uma harmonia sublime.

O que é antagônico no sabor? O não-sabor. Ao impedir a visão e estimular o paladar, a não identificação dos sabores, é nessa hora em que já não é possível diferenciar individualmente os distintos ingredientes pois as sensações estão entorpecidas por conservantes e agrotóxicos. 

A comida do futuro será: sem dúvidas será voltar às raízes que nos brinda a mãe natureza.

Natureza ou cidade? Natureza, mas sem dúvidas morando na cidade é possível viver de maneira natural. É uma questão de tomada de consciência, educando-se para saber como ter uma rotina rodeada de produtos orgânicos e biodegradáveis para proteger nosso planeta, e com isso não me refiro somente à comida e sim a tudo o que utilizamos no nosso lar.

Você tem fome de quê? Conhecimento.

Qual sua receita para o sucesso? Não tem segredo, basta organizar os ingredientes que te ajudam a chegar onde você deseja.

Um talento que ninguém conhece: a capacidade de realizar bem mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

Na cozinha, teoria e prática tem o mesmo peso? Sim! Considero essencial estar constantemente atualizada com as novas necessidades e tendências do universo da culinária funcional e da saúde, para aliar com a minha experiência nesse ramo, para então colocar em prática somente o que for realmente eficaz. Elas se complementam.

O Brasil na gastronomia é: quando penso na gastronomia brasileira, a primeira imagem que me vem à mente são cores alegres. Frutas, verduras, hortaliças, temperos, muita variedade. Tem a fortuna da fertilidade e cabe a nós tirar o melhor proveito. Rico, saboroso e diversificado.

Existe um limite na cozinha? Enquanto os ingredientes sejam orgânicos, a criatividade é infinita.

Uma mensagem aos leitores: informem-se constantemente sobre nutrição e saúde. Dado o momento crítico que vivemos, de bombardeio constante de informação por incontáveis fontes, é necessário aprender a se nutrir com tudo isso e criar a capacidade de filtrar para saber o que é realmente fato e o que não é.

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros