Sociedade por João Pulita - Colunas do João Pulita - Sete Dias: agenda cultural, shows, exposições e mais
 
 

SOCIAL18/09/2020 | 06h10Atualizada em 18/09/2020 | 06h10

Sociedade por João Pulita

Veja a coluna social desta sexta-feira!

Sociedade por João Pulita Marcelo Casagrande/
Nicholas Bublitz, Maria Inês Salvador e Marcelo Hübner na abertura oficial da mostra Flores Concretas, em exibição até o dia 16 de outubro, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim Foto: Marcelo Casagrande

Prefácio

O Instituto de Leitura Quindim, idealizado pelo intelectual caxiense Volnei Canônica, prepara mais um instigante bate-papo do projeto Quindim Entrevista, para esta sexta-feira, às 21h, com Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Pró-Livro. A socióloga e consultora do Programa de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas em países africanos de língua portuguesa, que também coordena ações voltadas ao estímulo da leitura e à democratização do livro, abordará, na live que será transmitida pelo perfil no Instagram @institutodeleituraquindim. O tema em debate hoje, dará conta dos resultados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil em 2020.

Clique e confira outras edições da coluna social de João Pulita

Marivane Filipin e Cláudio Fenili trocaram juras de amor em cerimônia que teve como altar a Igreja Matriz de Ana Rech Foto: Alison Fin / Divulgação
Zeli Dambros faz conexão durante chá da tarde que evidenciou a data querida de Paula ViezzerFoto: João Pulita
Gabriela Kehl também foi aplaudir a aniversariante Paula Viezzer Foto: João Pulita

Barulho

André Lima, Helena Ben e Pâmela Rosa, comandantes da agência de publicidade Batuca, se preparam para expandir sua atuação de Bento Gonçalves para Porto Alegre. Consolidada há oito anos na Serra gaúcha, agora escalou um nome já conhecido, que atua há seis anos na equipe, para integrar o time diretivo e criativo da unidade na capital gaúcha, Dirson Vinicius Arndt, que além de sócio, também assume a posição de diretor de criação.

.

O dom de ser capaz!

Rellen Larrat DondéFoto: Eriel Giotti / Divulgação

Mãe em tempo integral de Sarah, 11 anos, e de Esther, 9, a empresária Rellen Larrat Dondé, nascida em Manaus, Estado do Amazonas, e radicada na Serra gaúcha desde 1998, é atualmente diretora e sócia da indústria de móveis Forma Legno, ao lado do marido Vanderlei Andrea Dondé. Formada em Direito, sempre foi motivada a aprofundar o conhecimento nas mais diversas áreas pelos seus pais, Ernesto Francisco dos Santos e Ruth Larrat dos Santos. Inquieta e curiosa, Rellen também possui formação em Professional Self Coach e Design de Interiores e Decoração. Admiradora de um bom vinho, integra a Confraria L’Art Del Vino de Flores da Cunha e, para evidenciar sua veia solidária, atua como voluntária da Liga Feminina de Combate ao Câncer - Núcleo Flores da Cunha. Conheça um pouco mais da intensa vida desta notável mulher empreendedora!

O que é o bom da vida? Estar ao lado das pessoas que amo e tê-las com saúde.

Qual sua memória mais remota da infância e que sabor te remete a essa época? Quando eu e minha irmã, Michelle Larrat, recebíamos nossos amigos em nossa casa, na capital do Acre, Rio Branco, era uma festa. Muita música ao piano, alegria e brincadeiras. O sabor é a lembrança de todos reunidos, tomando tacacá, comida típica da Região Amazônica.

Qual a passagem mais importante da tua biografia e que título teria se fosse uma obra? O período que cheguei em Caxias do Sul para cursar faculdade e quando minhas filhas nasceram. Crescimento e Superação, seria um bom título para definir estes momentos.

Se pudesse voltar à vida na pele de outra pessoa, quem seria? Meu marido, Vanderlei Andrea Dondé, com toda certeza. Para ter o discernimento, visão, sabedoria e a calma que ele traz na alma. Mas, gostaria de manter algumas características minhas também.

Conte-nos um pouco da sua trajetória profissional: em 1998 cheguei em Caxias do Sul, terra natal de meu pai, com meu irmão Hernest Larrat. Concluímos o curso de Direito na UCS. Atuei na área criminal federal por quatro anos, na Polícia Federal de Caxias do Sul. Minha admiração pela essência do ser humano me levou à conclusão de outra formação, Professional Self Coach, com especialização em análise comportamental. Porém, sempre tive um gosto apurado para o mundo da decoração. Com estudo e dedicação concluí, também, o curso em Decoração e Design de Interiores. Assim, cresceu dentro de mim o desejo em construir, ao lado de meu marido, Vanderlei Dondé a nossa indústria de móveis planejados, Forma Legno. Vanderlei, exímio empresário da indústria moveleira, com experiência de 25 anos no mercado, decidiu que levaríamos ao mercado esse sonho e hoje é realidade!

Quem foi, ou é, seu grande influenciador? Meus pais. Sempre me incentivaram, principalmente aos estudos. Amo o conhecimento. 

O que tem feito para impactar o mundo e as pessoas? Sendo muito otimista, mantendo meu caráter, alegria pela vida, sendo verdadeira, justa e honesta. Sou determinada e amo o que faço. Não vejo obstáculos quando o assunto é transformar positivamente o que está a minha volta.

Qual sua dica para as pessoas se manterem criativas durante a pandemia? Sempre tento usar meu tempo de maneira que não o desperdice. Ouço um podcast que tenha um conteúdo bacana, escuto e participo de lives sobre inovações de mercado na indústria, assisto à Ted Talks para compreender mais sobre assuntos diversos. Converso bastante com meu marido, filhas, meus pais, irmãos e amigos.

Quais são suas influências e inspirações? Meu marido é minha influência e inspiração, como homem de valor, empresário de sucesso e ser humano incrível. A forma com que vejo o mundo empresarial, hoje, é mais ampla e mais coesa diante de um mercado no qual devemos inovar sempre.  

De que maneira considera que o cenário atual está afetando o mercado de decoração, e como isso vai impactar no futuro? Os efeitos que o distanciamento social provoca na economia são inegáveis, porém, a forma como nos relacionamos com o espaço físico também mudou. As pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e identificaram a necessidade de um novo cômodo, pequenas ou grandes reformas, que podem ser resolvidas com um bom projeto. 

Um ícone do design atemporal: Oscar Niemeyer (1907-2012), expoente arquiteto brasileiro.

Qual seu projeto profissional favorito? Todos! Não há nada melhor do que a possibilidade de ver concretizado o sonho de alguém. 

E um projeto dos seus sonhos? A obra da nossa casa, que já está em fase final. Foi uma idealização do meu marido e minha. 

Você tem formação em três áreas distintas. Consegue relacioná-las no seu dia a dia? Sim, muito. O Direito me proporcionou um conhecimento fantástico. Faz parte do meu cotidiano, nos negócios e quanto cidadã. Minha formação em analista comportamental me faz compreender melhor as pessoas que se aproximam, e a decoração e o design são as minhas realizações profissionais, projetos, pessoas e sonhos se concretizando! 

Onde busca equilíbrio e harmonia? Seguramente, no meu núcleo familiar.

Como exercita a paciência nesse período de recesso social? Trabalhando, estando ao lado da minha família e tocando piano.

Lugar preferido no mundo? Minha casa.

Tem algum hobby? O que gosta de fazer no tempo livre? Amo passear e viajar com minha família.

Qual foi o último presente que ganhou e qual gostaria de ganhar? Foram dois os últimos presentes, os que mais amo. Minhas filhas, Sarah e Esther. Gostaria de ganhar mais um presente, outro baby, o Davi (risos). Meu marido comenta que duas princesas já está ótimo, mas que se o Davi vier será muito bem-vindo.

Livro de cabeceira: Steve Jobs, escrito por Walter Isaacson. 

Filme para assistir inúmeras vezes: A Proposta, comédia romântica dirigida por Anne Fletcher e estrelada por Sandra Bullock e Ryan Reynolds.

Quais músicas não saem da sua playlist? Tocando em Frente, do cantor e compositor Almir Sater; 93 Million Miles, do cantor norte-americano Jason Mraz, e; Tente Outra Vez, na voz de Raul Seixas.

Fontes de inspiração? Pessoas de caráter, comprometidas e batalhadoras são minhas fontes de inspiração. 

Reflexão de cabeceira: Deus nunca dorme. 

Uma palavra-chave: respeito.

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros