Sociedade por João Pulita - Colunas do João Pulita - Sete Dias: agenda cultural, shows, exposições e mais
 
 

SOCIAL04/08/2020 | 06h10Atualizada em 04/08/2020 | 06h10

Sociedade por João Pulita

Veja a coluna social desta terça-feira!

Sociedade por João Pulita Arquivo Pessoal / Divulgação/Divulgação
As criadoras da BBAG, Beatriz ¿Bia¿ Martins e Luciana Trintin Soares no lançamento da coleção Afeto Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação / Divulgação

Laços

Beatriz Bia Martins e Luciana Trintin Soares, criadoras da grife BBAG, comemoram o sucesso do lançamento da coleção Afeto. São 14 peças de luxo, desenvolvidas exclusivamente em couro de python, valorizando o trabalho manual e local. A apresentação foi especial para a dupla, dona da primeira marca do setor no Rio Grande do Sul a ter tirado do papel, uma coleção via online pela plataforma de transmissão ao vivo, Zoom. Além disso, 50 convites foram personalizados e entregues com uma garrafa de vinho, valorizando a produção regional, para brindar o feito. 

Clique e confira outras edições da coluna social de João Pulita

Lisandro Pavan celebrará seu aniversário dia 19 de setembro com um projeto de fôlego e benemerência Foto: Alex Battistel / Divulgação

Notável

Lisandro Pavan, médico ortopedista e traumatologista, único maratonista gaúcho a conquistar a Medalha Major, concedida a quem participa das provas de alta performance das cidades de Nova York, Chicago, Boston, Berlin, Tókio e Londres, faz mais. No dia 19 de setembro, um sábado, data que marcará a chegada de seus 48 anos, ele fará uma prova benemerente com percurso de 48km correndo na esteira da Base 1. A função se iniciará às sete horas da manhã e os apaixonados pela modalidade e aqueles que desejarem participar de alguma forma, poderão doar fraldas geriátricas e tênis usados, que serão destinados para a casa de acolhimento de idosos, Recanto da Compaixão Frei Salvador, batizado em homenagem ao Frei Salvador Pinzetta. As camisetas do projeto serão comercializadas, a partir da segunda quinzena deste mês, com a renda totalmente revertida para a Liga Feminina de Combate ao Câncer - Núcleo Caxias do Sul. Já as doações e a aquisição das camisetas poderão ser efetivadas na Academia Base 1, de Paulinho Bof e Alexandre Machado Pereira, ou na Clínica da Marquês, de Pavan.

Isadora Paula Pavei comemorou a conquista de seu diploma em Medicina, com as atenções do namorado, o neurocirurgião pediátrico Thiago HoeskerFoto: Luís Eduardo Possamai / Divulgação

Acordes

Festejada por seu espírito alvissareiro, a relações públicas Adriane Correa aniversaria amanhã e ganhará bajulações extras de sua intrépida trupe. A quarta-feira também será dia de abraçar Roberto Grazziotin, conhecida persona e incensado músico do elenco da banda The Robert.

Marlene Cândido compartilha conhecimento em live, hoje, durante o Encontro do Varejo, do Sindilojas Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

Verbo

Marlene Cândido, palestrante, mentora, consultora e multiplicadora de treinamento com foco em varejos, serviços e moda, protagoniza, hoje, a edição do mês do Encontro do Varejo. Sob o tema “Liderança Positiva, ferramenta de gestão fundamental em tempos de pandemia e para o novo que vem por aí”, ela discorrerá em live, às 19h30min, com a mediação da gerente executiva do Sindilojas Caxias, Lisandra De Bona, e transmissão pelo Instagram @sindilojascaxias. A ampla vivência de Marlene como empreendedora contribui com uma visão de negócio orientada para resultados, com experiência em planejamento estratégico e até análise de indicadores do mercado consumidor.

.

Mente quieta, espinha ereta e coração tranquilo!

Janet Marize VivanFoto: Fernando Maccagnan / Divulgação

A escritora caxiense Janet Marize Vivan, leonina, filha de Nilvo José Vivan e de Alzira Bassani Vivan, festeja seu aniversário neste mês com o lançamento da segunda edição da obra Educando e Convivendo com Crianças e Adolescentes - Limite e Disciplina sem Agressividade, que, pela relevância do tema, foi premiado com a escolha de Livro Destaque do Mês dentro do projeto da Editora Paulus. Graduada em Administração de Empresas e Psicologia, com especialização em violência doméstica contra crianças e adolescentes, atualmente contribui com conhecimento por meio de palestras, cursos, workshops e lives. Conheça um pouco mais sobre o intenso universo de Janet, esposa de Paulo Roberto Michelon e mãe de Franco Vivan Michelon. Desde sua aposentadoria, em setembro de 2019, nossa entrevistada está as voltas com a produção de mais três novos livros.

De que uma criança precisa? De limite, disciplina, afeto, vínculo, atenção e cuidado. 

O que tem feito para impactar o mundo e as pessoas de maneira positiva? Em todas minhas atividades profissionais e todos meus relacionamentos com as pessoas procuro fazer o bem. Meus livros, escritos, palestras e cursos procuram despertar o lado luz do ser humano. Ser fonte de acolhimento, compreensão, informação e compartilhamento de conhecimento. Sempre na perspectiva de transformá-lo em sabedoria.

De que maneira considera que o cenário atual está afetando o convívio entre pais e filhos? O confinamento pode ressaltar características das pessoas, tanto pelo bem como pelo oposto. Assim, em ambientes com personalidades sadias o tempo será aproveitado para estreitar vínculos e gerar alegria de conviver. Em lugares de personalidades não sadias há possibilidade de aumento de tensão podendo desencadear situações de violência doméstica. 

Qual a importância do trabalho em sua vida? É uma escola poderosa e profunda. Tem total relevância na minha formação e no tanto que melhorei como ser humano.

Traço marcante da sua personalidade: persistência, sem ela muitas oportunidades se perdem.

Frase máxima: não faça aos outros o que não quer que os outros lhe façam, princípio fundamental da ética humana.

A melhor invenção do homem: a escrita, forma linda e poética de transmitir a arte e o conhecimento criado pela humanidade para as gerações que se sucedem.

Ao lado de quem gostaria de ter sentado na época da escola: Krishnamurti, sua sabedoria é contagiante.

Com que mensagem encara o mundo: há muita beleza no mundo para quem tem bons olhos para apreciá-la.

Gostaria de ter sabido antes... que o tempo realmente não passa, voa!

Lema de vida: poder dormir tranquila à noite sabendo que fiz  o meu melhor em toda e qualquer situação.

O que considera essencial para sobreviver? Respeito. Ele é o oposto da violência e o caminho para alcançar a paz.

O que mais admira no ser humano? A resiliência, a capacidade de sobreviver a grandes dores e mesmo assim voltar a ser feliz.

Qual palavra mais bonita da língua portuguesa? Perdão. É uma atitude que transmite leveza e bem estar.

Qual a passagem mais importante da tua biografia e que título teria se fosse uma obra? O nascimento de meu filho, com toda a certeza. É intenso o papel de ser mãe! O título seria: E Assim Nasce o Verdadeiro Amor!

Qual é a grande obra da humanidade? O trabalho contínuo em busca da paz.

Se tivesse vindo ao mundo com uma legenda ou bula o que estaria nela? Aproveite sem moderação, desde que para o bem. 

Um ditado popular: Deus ajuda quem cedo madruga. Acredito muito no poder realizador do ser humano. A inatividade, a passividade e o esperar “cair do céu” impede que as pessoas atinjam seu potencial.

Um hábito que não abre mão: café moído na hora, em casa!

Reflexão de cabeceira: mente quieta, espinha ereta e coração tranquilo! Música de Walter Franco, gravada por muitos.

Uma palavra chave: agradecer.

Com que mensagem encara o mundo? Tudo passa, aproveite o momento!

O que mais respeita no ser humano? A genialidade.

O que considera essencial para sobreviver? Quando tudo falha, Deus não falha.

Qual o talento que mais gosta de ter? Capacidade de expressão e comunicação.

Um fenômeno no mundo: despertar da consciência do coletivo.

O que fazer para se manter criativa na pandemia? Ler, estudar, exercitar-se e aproveitar a família.

Quais são seus projetos para o futuro? Tenho mais dois livros em processo de criação, pretendo me aventurar no universo da literatura infanto-juvenil e continuar com palestras e cursos que são nos quais percebo que posso contribuir.

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros