Sociedade por João Pulita - Colunas do João Pulita - Sete Dias: agenda cultural, shows, exposições e mais
 
 

SOCIAL19/06/2020 | 06h10Atualizada em 19/06/2020 | 06h10

Sociedade por João Pulita

Veja a coluna social desta sexta-feira!

Sociedade por João Pulita Simone De Antoni Perini / Divulgação/Divulgação
Enamorados, Kellen Ferraro e Mario Bortolazza, em recente noite de sabores e amores Foto: Simone De Antoni Perini / Divulgação / Divulgação

Calendário

Ontem foi o dia de aplaudir a passagem da data querida do jornalista e astrólogo, o geminiano Nivaldo Pereira. Nesta sexta-feira, as atenções e o parabéns a você serão entoados ao redor da médica Joana Michelon Tomazzoni. Hoje também é dia de festejar a alegria de Doris Peteffi Guerra, que irá preparar delícias clássicas que aprendeu no restaurante da família. O sábado será radiante para a farmacêutica Renata Vargas Marocco, da Floratus, que receberá os afagos do marido Ângelo Marocco e do filho deles, Pedro Marocco.

Clique e confira outras edições da coluna social de João Pulita

Lisete Alberici Oselame celebra Bodas de Prata com o trabalho Foto: Julio Soares / Divulgação

Prata

Para evidenciar os 25 anos de criação da Interface Comunicação e Eventos, Lisete Alberici Oselame promoverá no dia 30, às 19h, uma videoconferência híbrida (presencial e online) sobre o tema A Mão Invisível da Nova Economia. A função terá as participações do Diretor da CNN Business, o jornalista de economia Fernando Nakagawa, que falará diretamente de São Paulo, do diretor-superintendente do Banco Randon e Randon Consórcios, e diretor da CIC, Joarez José Piccinini, com a mediação do economista José Paulo Soffredi Soares. 

.

Receita do dia!

Gabriel Lourenço FranciscãoFoto: Ana Salvi / Divulgação

O festejado chef de cozinha Gabriel Lourenço Franciscão, 33 anos, paulista radicado há muito na Serra gaúcha, filho de Álvaro e Ivete Maria Franciscão, faz história no segmento. Profissionalizou-se aos 19 anos e criou há nove a Escola de Gastronomia Sal a Gosto. Além de chef, nosso entrevistado é sommelier de vinhos e charutos, fabricante de cerveja e analista sensorial. Este escorpiano, do dia 23 de outubro, acaba de lançar um livro 100% digital intitulado Guia prático para ser um chef em casa! Em seu currículo consta que já cozinhou para a banda inglesa Rolling Stones, em sua passagem pelo Rio Grande do Sul, em 2016. Conheça o que tempera a vida de Gabriel!

O que tem sabor de infância? Sentir o cheiro de alho e cebola refogando na cozinha, enquanto toda a família se preparava pra mais um banquete, fosse do simples almoço do dia a dia, ou de um fim de semana especial. 

Ao lado de quem gostariam de ter sentado na época da escola? Do chef, escritor e apresentador norte-americano Anthony Bourdain (1956-2018). 

Um hábito que não abre mão? Explorar a gastronomia de lugares incomuns.

Qual sua receita autoral mais famosa? O churrasco à milanesa. 

Um tempero de família: o vinho (ou drink) que acompanha o processo de preparo dos pratos.

Você tem fome de quê? Bons relacionamentos, se possível, regados a uma ótima gastronomia. 

Cozinhar é uma ciência? Sem dúvida, uma equação que tem como variáveis estudo, dedicação e muito trabalho. 

Quem são os mestres na sua área? Os verdadeiros cozinheiros que estão por trás de todos restaurantes famosos. Quem realmente faz a “mágica” acontecer. 

Teve algum marco importante ou momento decisivo que influenciou a trajetória? Meu primeiro trabalho em um restaurante profissional, ainda adolescente. Ali me encontrei e sabia o que queria fazer pelo resto da vida. 

O que significa ser um chef estrelado? Estudar, cuidar da sua equipe e, principalmente, se pautar pela honestidade com a comida, ingredientes, fornecedores e clientes.

O que te motivou a escrever o “Guia prático para ser um chef em casa”? Acredito que tudo acontece por um motivo. Há um tempo já pensava em escrever um livro (incentivado, inclusive, pelos meus próprios alunos que, seguidamente, apresentavam essa demanda). Em poucas semanas, com tudo o que o mundo está passando, nossa vida se transformou, o relacionamento mudou, a Sal a Gosto evoluiu e tudo convergiu para levarmos o conhecimento da gastronomia para dentro da casa das pessoas. Não haveria melhor forma do que através de um livro que abrangesse grande parte das dúvidas apresentadas pelo público, durante os nove anos da escola.

Ingrediente favorito: carnes. 

Qual sua receita de sucesso? Democratizar e desmistificar a gastronomia. 

O Brasil na gastronomia é: um mundo de possibilidades, regido por guerreiros da cozinha que travam batalhas diárias contra todas as adversidades a que estão expostos. Isso nos faz encarar a gastronomia de uma forma muito peculiar e inovadora. 

Existe um limite na cozinha? Sim, o respeito pelo ser humano seja ele o cliente, o colega de trabalho ou o fornecedor.

Seu prato predileto: aquele que desfruto com quem amo.

A comida do futuro será: a comida afetiva.

O que é harmônico no sabor? Vontade de fazer e os bons sentimentos. 

O que é antagônico no sabor? Falta de planejamento e de cuidado com os ingredientes.

Traço marcante de sua personalidade? Determinação. 

Gostaria de ter sabido antes... que não podemos esperar dos outros aquilo que esperamos de nós mesmos.

Se tivesse vindo ao mundo com uma legenda ou bula, o que conteria nela? “Te trará ótimos resultados, se administrado com responsabilidade” 

Quais músicas não saem da sua playlist? Ouço de tudo, cada momento tem uma música que combina melhor! Não será estranho me pegar escutando de Metallica a Jack Johnson passando por Frank Sinatra.

Filme para assistir inúmeras vezes: O Poderoso Chefão, do diretor Francis Ford Coppola.

O que mudou na sua vida após o início do isolamento social? Descobrir outros lados incríveis das pessoas, que antes não tínhamos a oportunidade.

O que te inspira? Pessoas que amam o que fazem, o desafio da inovação e encarar todos as adversidades que te fazem crescer e evoluir como ser humano e como profissional.

Natureza ou cidade? A perfeita união de uma com a outra, sem explorações.

Um talento que ninguém conhece: tocar saxofone.

Uma mensagem aos leitores: utilizem a gastronomia para resgatar e fortalecer laços familiares e com aqueles que amam.

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros