Sociedade por João Pulita - Colunas do João Pulita - Sete Dias: agenda cultural, shows, exposições e mais
 
 

SOCIAL26/04/2020 | 13h04Atualizada em 26/04/2020 | 13h04

Sociedade por João Pulita

Veja a coluna social desta segunda-feira!

Sociedade por João Pulita Liane Neves / Divulgação/Divulgação
Pioneiros em aderir ao recesso social em suas reconhecidas atividades profissionais na Região das Hortênsias, os comandantesdo Kurotel, Neusa e Luis Carlos Silveira, retomaram as funções, sexta-feira Foto: Liane Neves / Divulgação / Divulgação

Energia

Luis Carlos e Neusa Silveira, mentores e gestores do Kurotel retornaram com fôlego extra às atividades na última sexta-feira. Mantendo a tradição de ser pioneiro, foi o primeiro estabelecimento da Região das Hortênsias a aderir à quarentena. Mais que uma pausa, um momento de ser contemporâneo e encontrar, dentro de sua essência, uma nova maneira de manter as pessoas com saúde, alegria e bem-estar. Por isso, manteve sua presença diária de forma on-line, com orientações e até um e-book, com receitas para fortalecer a imunidade.

Clique e confira outras edições da coluna social de João Pulita  

“Se a doença me assusta é porque amo a vida, disse Leandro Karnal. Se você ama a vida, precisas ir para o front. Afinal, estás em plena batalha encarando o inimigo comum a todos. Para ganhar a guerra, o melhor abrigo é a trincheira. De lá, tens visão privilegiada de como enfrentar o opositor. Planeje, observe, estude, reinvente-se e verás que a melhor arma é colocar COR e AÇÃO (coração) no seu dia a dia! O dia do armistício está próximo, depende só de você. Vai passar!" - Vania Tonietto Brugali

Maria Augusta Mantese, a Guga, festeja nova fase agora na criação de novos conceitos para sua saboaria Foto: Juliano Vicenzi / Divulgação

Alquimista

Reconhecida também pelo conjunto de suas publicações e pesquisas com livros sobre mitologia, a escritora Maria Augusta “Guga” Mantese se reinventa. Há algum tempo ela se  dedica ao exercício de produzir aromas e sabonetes autorais.Tem aproveitado bem o período de recesso social para desenvolver novidades em sua saboaria orgânica e vegana, a Maria Cheirosa, que agora ganha novos formatos que foram transformados em objetos de desejo. A boa nova da criativa Guga é 100% artesanal e também faz o maior sucesso como mimo em festividades sociais.

A estilista Ana Dotto conta com o apoio do marido, Alexandre de Campos, para levar suas criações à passarela do Salão Verde do Recreio da Juventude, no dia 9 de junho, nos 36 anos da Liga Feminina Foto: Andressa Ferreira / Divulgação

Solidariedade

Um grupo jovem liderado por Marcos Pellenz busca auxílio para as 200 famílias assistidas pela Casa Anjos Voluntários, presidida por Isamar Ordovás Sartori. Nomes como Aline Casagrande, Bruna Viegas, Caroline Algayer, Douglas Mattiollo, Felipe Guelfi, Francis Cerutti, Marcele Pulita, Paula Corso, Sabrina Feronatto e Sandra Amarante colaboram buscando cestas básicas, produtos de higiene e de limpeza além de  roupas infantil e juvenil.

O professor universitário e escritor Ricardo Rubens Pereira celebrou, ontem, a passagem da data querida Foto: Bruno Duarte / Divulgação

.

No dicionário de Manuela: o interior, a força do querer e a natureza

Manuela Visoná Brogliato Foto: Leandro Araujo / Divulgação

A beldade Manuela Visoná Brogliato, 23 anos, caxiense, é filha de Ernesto Brogliato e Janete Teresinha Visoná Brogliato. A jovem é acadêmica do curso de Pedagogia e atualmente se dedica em tempo integral ao pré-concurso da Festuva. A menina que já foi princesa da Copa União de Clubes, hoje, representa a Valdemiz Vinhos Finos e a Alem Bier Cervejas Artesanais, no concurso para soberana da Festa Nacional da Uva 2021. Conheça o que pensa e sente Manuela neste alfabeto de A a Z!

A de Agricultura:  Uma palavra de grande significado pois, remete ao esforço, a luta, ao trabalho do qual vem o sustento, para ter o pão de cada dia na mesa das nossas famílias.

B de Bola: É uma das minhas paixões, jogar e assistir futebol. Não tem como falar desse esporte e não lembrar, de uma das melhores experiências que me proporcionou, ser princesa da Copa União de Clubes.

C de Churrasco: No domingo, acompanhado da maravilhosa maionese que a minha mãe prepara. Dia de reunir a família e celebrar o momento juntos. 

D de Decepções: Elas nos acompanharão em várias fases da vida, mas serão de extrema importância, para que possamos aprender e seguir em frente ainda mais fortes.

E de Espelho: Você já se olhou hoje? Se aceitar, se conhecer e se admirar! O espelho pode ser mais do que um reflexo, aquilo que enxerga além do que os olhos podem ver, o que realmente é. 

F de Família: Grata a todos que são e que considero como parte dela. Que eu consiga ter a mesma dedicação do nono e da nona, que até hoje conseguiram mantê-la firme e forte e cheia de amor. É, um dos sonhos que carrego comigo, poder construir uma também.

G de Gentileza: Um gesto tão lindo, mas que às vezes fica de lado. Creio que é uma das formas mais simples de encantar alguém, além de tudo faz um bem inigualável.

H de Hoje: Uma coisa que aprendi, é viver um dia de cada vez. Aproveitar o presente, focar no agora, sentir e viver o momento, pois não sabemos o amanhã. Uma das frases que mais ouvi da minha maravilhosa psicóloga e que fizeram muito sentido a partir do momento em que coloquei em prática.

I de Interior: Fazer parte desse pedacinho de Caxias do Sul, não tem preço. Em meio a natureza, que nos proporciona o canto dos passarinhos, o verde das árvores e o ar puro.

J de Julgamento: Quando julgamos, não nos permitimos conhecer o outro de verdade, pois já estamos armados com o que achamos dele. Permita-se conhecer de verdade, sem criar opiniões antecipadas.  

K de Karaokê: É algo que adoro fazer quando ninguém está olhando e ouvindo. Apesar de não ter o dom de cantar, é libertador, traz paz. “Quem canta seus males espanta”. 

L de Luz: Ser luz na vida de alguém não é brilhar ou chamar a atenção, mas sim ter atitudes que sejam admiradas. Bondade, respeito, solidariedade e tudo aquilo que emana coisas boas. 

M de Mar: O som das ondas, a areia nos pés, o sol no rosto. A praia é um lugar que acalma, que lava a alma. Ah! Que lugar maravilhoso, um dos meus preferidos.

N de Não: É libertador quando você aprende a dizer. Às vezes queremos agradar os outros e desagradamos a nós mesmos. É uma forma de defender os próprios interesses frente às vontades dos demais. 

O de Oração: Momento de conexão com Deus, que ilumina, que guia e protege, no qual podemos agradecer tudo o que somos e temos. É a hora de fazer os pedidos, para que Ele, sempre esteja conosco, em todos as horas da vida.

P de Persistir: Jamais desistir, agarrar com força aquilo que se deseja, passar por cima das pedras que vão aparecer durante o caminho. Isso me define, eu quero, eu posso, eu consigo!  

Q de Quintal: Da casa da nona, que remete a infância, de correr atrás das galinhas e fugir delas também, de brincar com os cachorros e com os primos.  Em datas comemorativas reunir todos que são especiais para um almoço e ficar até o fim da tarde, rindo e comendo. 

R de Raízes: Valorizar de onde viemos, carregar consigo os aprendizados de sua origem, jamais se envergonhar de ser quem você é. A essência é o que temos de mais precioso.

S de Sonhos: Cada um tem os seus, dos mais primitivos aos mais elaborados, mas eles devem servir para se tornar realidade. Entre os meus, estou me realizando em participar da nossa festa maior, a Festa Nacional da Uva, que homenageia e resgata a cultura e a história da cidade e da região. 

T de Terra: O planeta, que pede socorro. A importância de cuidar da natureza, mudar hábitos, se conscientizar, economizar água, para manter a saúde dele e todos os seres vivos que nele habitam.

U de Uva: Aquela que faz parte da minha vida desde quando criança, que me preparava para a colheita, quando a tia Cecília e a nona Alexandrina preparavam a merenda para o café, a hora que a gurizada mais gostava. Ali foi plantada a semente de um sonho que hoje vivo com muita alegria. 

V de Valorize: Os momentos simples da vida, quem vive compreende que é preciso muito pouco para ser feliz. 

W de Wafer: Ou como sempre ouvi e falei, “mirabel”. As tardes de domingo, em que ia até o bar da comunidade, também popularmente conhecido como “bodega” comprar o delicioso biscoito. (risos) Algo tão simples, mas que jamais sai da memória.

X de Xícara: Cheia de café, que faz acordar e energiza a rotina. Que também é um ótimo companheiro para muitos momentos, tanto para ler um livro, quanto para botar as conversas em dia com as amigas.

Y de Yoga: É um processo de identificação, que possibilita um controle maior dos pensamentos, diminui o estresse, a ansiedade e promove benefícios ao corpo. Penso que todos devem experimentar um dia. 

Z de Zelar: Para que nada de ruim aconteça aos que amamos. Cuidar daquilo que acreditamos ser nossas maiores riquezas.


 
 
 

Not?cias

Assine o RSS

Últimas

Mais lidas

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros