Sociedade por João Pulita - Colunas do João Pulita - Sete Dias: agenda cultural, shows, exposições e mais
 
 

SOCIAL02/04/2020 | 06h10Atualizada em 02/04/2020 | 06h10

Sociedade por João Pulita

Veja a coluna social desta quinta-feira!

Sociedade por João Pulita Emerson Ribeiro / Divulgação/Divulgação
Adriano Miolo recepcionou Cecília Aldaz, a sommelier e apresentadora do programa ¿Um Brinde ao Vinho¿, durante imersão na vinícola que ele dirige, no Vale dos Vinhedos Foto: Emerson Ribeiro / Divulgação / Divulgação

Santo Remédio

No início do mês de março, um grupo de 20 apaixonados por vinhos de diferentes regiões brasileiras se reuniu na Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos, para viver mais uma etapa do curso de Winemaker. Única experiência na América Latina, o curso foi liderado pelo próprio Adriano Miolo, enólogo e diretor da empresa. Ao fim do encontro, cada participante recebeu 60 garrafas de vinho com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos. Para acompanhar in loco esta vivência, a direção da vinícola convidou a sommelier argentina, Cecília Aldaz, apresentadora do “Um Brinde ao Vinho”, no Mais Globosat. Do Vale dos Vinhedos, Cecília viajou rumo à Candiota, onde, na Seival, outra unidade do grupo, viveu na pele uma colheita de raiz.

Clique e confira outras edições da coluna social de João Pulita

Mariana Reis e Armando Perin do grupo que participou da experiência Winemaker promovida por Adriano Miolo, em Bento Gonçalves Foto: Emerson Ribeiro / Divulgação

Inovador

Os novos tempos fizeram com que o restaurateur Jamur Bettoni aplicasse com ainda mais eficácia e tecnologia a segurança dos alimentos que produz no Yoo Boutique. Está se valendo das embalagens que há dois anos ele foi buscar na indústria para seu delivery. O conhecido caxiense é um dos únicos no Sul do Brasil a utilizar o método de conservação do sushi que é o carro chefe do menu da casa. Mais do que nunca, os pratos saem da cozinha do restaurante com o que ele define como atmosfera modificada.

Jamur Bettoni, visionário, aplica organização extra em sua cozinha com o recurso de atmosfera modificada, um dos poucos restaurantes do Sul do país Foto: Juliano Vicenzi / Divulgação

Tubo de Ensaio

As bonitas manas, Meguy Probst Cavalli e Renata Vargas Marocco, criadoras e comandantes da Floratus falaram para a coluna sobre inovação em tempos de recessão geral. Contaram que irão ampliar os canais de atendimento e o e-commerce e que desejam promover praticidade e consolidar o atendimento. Agora, elas investem também  em mais tecnologia e no laboratório de pesquisa e desenvolvimento com intuito em aperfeiçoar fórmulas para tratamentos personalizados.

Da série manas em ação, Meguy Probst Cavalli e Renata Vargas Marocco, com os olhos em novas tecnologias Foto: Fabio Grison / Divulgação

Dicionário da Lulu

Luciana AlbertiFoto: Rafael Sartor / Divulgação

Figura emblemática nos mais diversos circuitos, Luciana “Lulu” Alberti, que já foi linha de comando em setores criativos de festas (lembram da Factory, que ela realizava com Ivo Menegolla e Leandra Romani?!), moda (ela é de uma família que foi ligada ao setor de confecção e malharia) e comunicação (atuou em jornal e teve uma agência, a Usina), atualmente vem se reinventando com a produção do Le Marché Chic, uma feira itinerante que combina as diversas formas do feito à mão e sustentabilidade. 

Conheça o universo de Luciana Alberti que dá a letra neste A a Z.

A - Artistas reunidos: Muito gratificante reunir tanta gente bacana em um projeto que se iniciou pequeno, sem pretensão, e que cresceu para mostrar seu potencial, produto e arte.

B - Bacalhau: do João Fasoli. O melhor, incomparável. Se os negócios vão mal a barriga não tem culpa.

C - Caos criativo: Lidamos com um mundo ordenado, sistemático e estruturado por categorias. Mas é no caos que se dá aquele cutucão que pode incitar a criatividade.

D - Desaprenda: Deixar de saber o que era conhecido, esquecer aquilo que já havia aprendido. Desaprenda para alçar novos voos!

E - Empoderar: Palavra que está na moda, né? Consciência coletiva para fortalecer as mulheres, sua força e capacidade. Das mais de 500 marcas que passaram pelo Le Marché Chic, 90% são capitaneadas por mulheres que buscam seu espaço, que criam e fazem a diferença.

F - Falar: Hoje a voz tem a força! Tem o poder em todas as mídias. Todos falam, se expressam, bem ou mal, é a era da voz!

G - Gargalhada: O que seria da vida sem ela! Uma risada bem forte, bem escandalosa, lava a alma e muda tudo! Entre amigos então, é o melhor remédio.

H - Humanizar: Tenho trabalhado com esse foco. Meu projeto é baseado em gente, e gente é humano. Gente é de verdade, não apenas uma marca. Marcas humanas e verdadeiras sobreviverão e darão a volta por cima.

I - Ignorância: Se a educação sai caro, o preço da ignorância é muito maior.

J - Jeans: Calça jeans e gentileza nunca saem de moda. 

K - Kim Kardashian: O maior besteirol criado entre os reality shows. Vazio, sem conteúdo. Desnecessário!

L - Le Marché Chic: Meu grande amor, meu foco, minha vida. Dedico tempo integral aos meus expositores. É meu projeto em expansão para outras cidades, outros mares. Mais artistas! Mais handmade. Integrar plataforma e curadoria online será meu próximo passo. Fincar os pés em Santa Catarina e os olhos no Paraná. 

M – Massa: à carbonara. Se existe algo mais reconfortante, desconheço. Pode ser spaghetti, tagliatelle, papardelle e fettuccine. Não importa. Desde que seja la carbonara.

N - Nécessaire: Tem iluminador, máscara de cílios, base, batom matte e é claro um curvex! 

O - Obsoleto: Desapegue de tudo que não precisa. A energia fluirá. Ninguém precisa mais de roupa de grife, de bolsa cara, de carro do ano. O mundo mudou e a essência é o mais importante: é a sobrevivência.

P - Pretexto: As pessoas dão desculpas; não tenho tempo, não posso. A vida fica mais incrível com o poder do tempo livre. Parar para refletir, ler um livro e estudar. 

Q - Quindim: Eita doce bom! Conforta, supre e nutre sem culpa. Quindim, é também o nome do super projeto do grande amigo Volnei Canônica. Instituto de Leitura Quindim é transformador, mostra às crianças o poder da leitura.

R - Ritmo: Acelerada me define. Rápida nas decisões. Aos 52 anos atingi a maturidade física e emocional. Demorou, mas chegou! (risos) Não deixo para amanhã o que posso fazer hoje. Amanhã tudo pode ser diferente em um piscar de olhos.

S – Salada: de batata, carboidrato é necessário. Com azeite de oliva então fica melhor ainda. Acrescente maionese caseira e viaje aos céus! Lambuze-se.

T - Tempo: Faça das horas vagas um tempo nobre, dedicado ao exercício de questões pessoais e boa ideias. Refresh! 

U - Urucubaca: Xô inveja, xô baixo astral. Você é a vida que leva. Afaste-se de gente com energia baixa. Deixa eles para trás. Você não perde nada, apenas se liberta!

V – Vis a Vis: Só esperando a próxima temporada. Sou Netflixlover. (Criada por Daniel Écija, Álex Pina, Iván Escobar e Esther Martínez Lobato, a série de televisão criminal espanhola é ambientada sobretudo em uma prisão. A série foca em uma jovem que tem de se adaptar à sua nova vida de presidiária.)

W - Workaholic: (do inglês, viciado em trabalho) O meu é prazer. Todo esforço tem uma recompensa, estou sempre ativa, mente sã. Cheguei ao ponto no qual meu trabalho virou lazer. Faço todo dia o que mais gosto, como se dele dependesse o mundo.

X - Xereta: Me irrita pessoas vasculhando a vida dos outros e opinando o que você deve ou não falar, fazer e até postar. Todo mundo virou jornalista, tem verbo, palavra de ordem. Isso me dá muita preguiça.

Y - Yes: Não desisto, persisto. Meus planos vão longe, estou correndo contra o tempo pois falta bem pouquinho para ganhar minha carteirinha de idosa. Até lá vou correr como se não houvesse amanhã.

Z - ZZ Top: Banda que mistura blues-rock com southern rock americana, referida como “That Little Ol’ Band from Texas” formada em 1969 em Houston, Texas. Não temos mais músicos de verdade. Temos aberrações construídas pela indústria pop. Lamentável.




 
 
 
 
Pioneiro
Busca