3por4: Senegaleses celebram gastronomia e cultura gringa - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Migrações02/05/2016 | 10h01Atualizada em 02/05/2016 | 10h09

3por4: Senegaleses celebram gastronomia e cultura gringa

Encontro foi realizado sexta-feira no Museu Municipal de Caxias

3por4: Senegaleses celebram gastronomia e cultura gringa Severino Schiavo/divulgação
Polenta mole com molho foi o prato de integração dos novos migrantes  Foto: Severino Schiavo / divulgação

Ao som de Mérica Mérica, pelo Coral Nossa Senhora de Guadalupe, e ao sabor de iguarias típicas da região, como polenta mole ao molho de galinha e grostoli, um grupo de senegaleses participou de confraternização promovida pelo Museu Municipal de Caxias na última sexta. O roteiro gastro-cultural integrou a série de atividades paralelas à exposição fotográfica A Fé que Conduz: Do Senegal a Caxias do Sul, de Marcia Marchetto.

Foi uma espécie de retribuição ao encontro em que os senegaleses mostraram um pouco de sua música e suas tradições culinário-religiosas, há algumas semanas. Desta vez, os novos migrantes conferiram como viviam – e sobreviviam – os italianos que aqui chegaram a partir de 1875. Também souberam um pouco mais sobre o mito da cocanha, explicitado durante um roteiro pelas dependências do museu.

O passeio culminou, lógico, com a típica mesa farta da gringada. E o friozinho contribuiu para que ninguém saísse de perto do mini bufê preparado pela culinarista Sonia Hermoza. Além da polenta mole com queijo e das ¿cuecas viradas¿, o cardápio incluiu suco de uva, creme de abóbora e focaccia – de tempo em tempo ¿temperados¿ pelo retorno das inserções musicais do Coral Guadalupe e pela performance do bonequeiro Paulo Nazareno, como vemos na foto abaixo.

Ah, sim: para quem ainda não conferiu, a exposição fica em cartaz até 7 de maio, com entrada franca.

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros