Imagens do Clube do Fotógrafo de Caxias abrem exposição na Galeria Municipal de Arte - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Artes18/01/2016 | 17h02

Imagens do Clube do Fotógrafo de Caxias abrem exposição na Galeria Municipal de Arte

Calendário de exposições contempla múltiplas linguagens e produções

Imagens do Clube do Fotógrafo de Caxias abrem exposição na Galeria Municipal de Arte Luciane Mari Pavan/Divulgação
Foto Maria e João, de Luciane Mari Pavan, terceiro lugar na Bienal de Arte Fotográfica de Ribeirão Preto em 2015 Foto: Luciane Mari Pavan / Divulgação
Tríssia Ordovás Sartori

trissia.ordovas@pioneiro.com

Fotografias coloridas serão as primeiras obras expostas neste ano na Galeria Municipal Gerd Bornheim, na Casa da Cultura. Nesta quinta, às 20h, será aberta a 19ª Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores, com imagens do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul que foram selecionadas para participar do encontro.

A multiplicidade de olhares desta mostra coletiva pode ser um prenúncio simbólico de 2016 no espaço: serão apresentadas uma variedade de técnicas, interpretações e vertentes artísticas, com criadores de Caxias e de fora.

— Priorizo o ecletismo: estilos e usos de materiais diversos, de artistas que tenham um trabalho solidificado. Também ancoro minhas escolhas em opiniões que transcendem a minha — afirma o coordenador da Galeria Gerd Bornheim, Gilmar Marcílio, que exerce a função há 16 anos.

Nas galerias do Ordovás, serão priorizados trabalhos selecionados na Convocatória 2016, cujo prazo para submissão de projetos encerrou-se na semana passada, bem como parcerias com outras instituições, como o Museu do Trabalho, o Museu de Arte Contemporânea do RS e Museu de Artes do RS.

Estão em andamento duas mostras – Intervenção Rizoma – Poéticas do Espaço Urbano, até o dia 22 – e O Fio da Memória – Um olhar de Denise Spiandorello e Márcia Dall’Ago sobre o Amarp, até 26 de março.

No mês que vem, duas serão abertas: uma de fotografias do 6º Clic Fotográfico Turístico, outra de imagens em preto e branco, de Neusa Zini, e desenhos de Ana Vergamini, em parceria com o Núcleo de Artes Visuais de Caxias (Navi).

— Fora essas janelas do edital, apostamos em parcerias nos âmbitos municipal e estadual. Privilegiamos uma produção mais contemporânea, não só nas linguagens, mas também no momento — explica Carine Turelly, coordenadora da Unidade de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura.

A curadora independente Mona Carvalho planeja as exposições dos 10 anos de trabalho da escultora Daniela Antunes e do artista gráfico catarinense Nestor Jr. na Galeria Gerd Bornheim e o novo trabalho de Rafael Dambrós no Ordovás.

— E, provavelmente, em espaços alternativos teremos a exposição do Pedro Emiliano Capellari Bin e da Adri Antunes (que estamos conversando), mas não fechamos espaço ainda. Terá nova edição do atelier livre no domingo e novas inscrições do cartografia da arte em outubro — comenta.
 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros