Livreiros abraçam a Feira para que ela permaneça na Praça Dante Alighieri, em Caxias - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Manifestação literária18/10/2015 | 18h04

Livreiros abraçam a Feira para que ela permaneça na Praça Dante Alighieri, em Caxias

Ano que vem, encontro literário será realizado na Estação Férrea

Livreiros abraçam a Feira para que ela permaneça na Praça Dante Alighieri, em Caxias Porthus Junior/ Agência RBS/
Os manifestantes reuniram-se ao redor do chafariz, no meio do corredor das bancas principais Foto: Porthus Junior/ Agência RBS

Durou cerca de 20 minutos e envolveu dezenas de pessoas a manifestação encabeçada pela Associação dos Livreiros Caxiensies (ALCA) no último dia da Feira do Livro de Caxias do sul. O ato começou às 17h, quando livreiros e pessoas contrárias à proposta de que a Feira se mude para a Estação Férrea, fizeram um abraço simbólico na Praça Dante Alighieri. Os manifestantes reuniram-se ao redor do chafariz, no meio do corredor das bancas principais. De mãos dadas eles gritavam ”Feira na praça”.



 
Confira as últimas notícias de Cultura e Tendências

Em frente ao Café Cultural, os livreiros pegaram o microfone. Houve tensão quando o som ambiente da Feira foi propositalmente aumentado, abafando a fala de Germano Weirich, da livraria Do Arco da Velha. O público gritou “respeito, respeito”, e o som foi abaixado.

Entre os livreiros que se manifestaram, Fernando Berti, da livraria O Colecionador, fez um dos discursos mais incisivos:
 
— Que fique claro, os livreiros de Caxias, Porto Alegre e região não vão para outro lugar. Não é possível que a prefeitura não escute quem faz a Feira há 31 anos.

A secretária da Cultura Rúbia Frizzo, havia falado ao Pioneiro sobre a possibilidade da manifestação minutos antes dela acontecer:

— Essa é a feira das manifestações. Eu respeito todas.

Um material com o projeto de revitalização do Largo da Estação Férrea estava sendo distribuído pela organização da Feira na tarde deste domingo. O folder pretende sensibilizar o público com relação à mudança do local do evento.

Notícias Relacionadas

31ª edição 09/09/2015 | 09h31

Feira do Livro 2015 de Caxias pode ser a última na Praça Dante Alighieri

Evento ocorre em outubro e foi lançado nesta terça-feira

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros