Carlinhos Santos: Caxias Eco Fashion afirma a moda com sustentabilidade - Pioneiro

Versão mobile

Opinião03/06/2015 | 10h33

Carlinhos Santos: Caxias Eco Fashion afirma a moda com sustentabilidade

O evento foi iniciativa inovadora dentro das atividades da Semana Municipal do Meio Ambiente de Caxias

Carlinhos Santos: Caxias Eco Fashion afirma a moda com sustentabilidade Maicon Damasceno/ Divulgação/
Carlos Bacchi mostrou competência para fazer alta costura com consciência ecológica Foto: Maicon Damasceno/ Divulgação
Reunindo 300 pessoas em sala especial, batizada com o nome do encontro, o 1º Caxias Eco Fashion mostrou trabalhos de criadores e marcas caxienses dispostos a fazer moda com sustentabilidade terça-feira à noite, no Centro de Eventos da Festa da Uva.

Antecipado por uma mesa de debates que discutiu a questão a partir de experiências de êxito como o coletivo de designers Ratorói, de Jaraguá do Sul, do Grupo Canoa, de Canoas, do Selo Verde implementado pelo Sindicato do Calçado de Três Coroas, e as iniciativas da Sultextil, de Caxias, o desfile também evidenciou produtos vindos destes projetos focados em reaproveitamento e novos tratamentos para resíduos, atividades de inclusão social e reengenharia de processos.

A Ratorói mostrou roupas e acessórios que reaproveitam restos de sacolas plásticas e fibra de bananeira. Do grupo Canoa, bolsas feitas com pano de guarda-chuva e acessórios feitos de borracha reaproveitada. Sapatos e bolsas estavam entres as peças com o Selo Verde, de Três Coroas. Nas criações do projeto Ecodesign, coordenado pela estilista Isabela Capeto, couro tratado sem cromo, que reduz a agressão ao meio ambiente. Na amarração das ideias, o olhar da cool hunter Fernanda Daut, da Radar Consultoria, que apontou novos comportamentos atentos ao tema no mundo da moda.

Na passarela dos caxienses Rafaela Tomazzoni, Carolina Potrich, Carlos Bacchi e da marca Upman, inteligência criativa para aproximar jeitos de vestir com formas de pensar.

Assim, Rafaela afirma seu tricô autoral, com tramas de fios reaproveitados conjugados à malha retilínea. Carolina fez a plateia se encantar com seus crochês primorosos, cheios de minúcias, que transitam pela moda com memória e a emergência do feito à mão.

Nas peças de alta costura de Carlos Bacchi a competência para fazer do luxo um mote para a consciência ecológica usando tecidos com fibras naturais e tingimentos orgânicos. Da Upman, a comprovação de mercado e insumos inteligentes podem andar juntos na confecção de undewear masculina com fibras de bambu e algodão orgânico.

Com atenta e competente direção artística do estilista Walter Rodrigues, o 1º Caxias Eco Fashion foi iniciativa inovadora dentro das atividades da Semana Municipal do Meio Ambiente de Caxias sinalizando que o debate sobre sustentabilidade pode e deve ter muitos vetores.
 
 

Siga Pioneiro no Twitter

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros