Jocelaine Silva lança coleção Semeando Valores em Caxias do Sul - Pioneiro

Versão mobile

Literatura03/05/2015 | 17h01

Jocelaine Silva lança coleção Semeando Valores em Caxias do Sul

Livros infantis mostram como conviver com as diferenças na infância

Jocelaine Silva lança coleção Semeando Valores em Caxias do Sul  Felipe Nyland/Agencia RBS
O lançamento será às 19h30min, no Salão dos Capuchinhos Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS
Maristela Scheuer Deves, especial

maristelascheuerdeves@hotmail.com

Mais de 20 anos atrás, quando cursava Magistério e tinha os filhos pequenos, a agora escritora e professora de educação especial Jocelaine Silva, 46 anos, temia assustá-los contando histórias tradicionais, com personagens como o Lobo Mau. Então, criava suas próprias histórias. Ao começar a lecionar — atuou muito tempo como alfabetizadora, com turmas de 1º ano —, essas histórias voltaram a ser contadas, dessa vez em sala de aula.

— Eu ia atrás de livros que enfatizassem valores, que passassem algum ensinamento, mas era difícil encontrar algo assim, a maioria era apenas de fantasia — relembra.

Mesmo sentindo essa carência do mercado de literatura infantil, Jocelaine acabou deixando seus textos guardados, principalmente por ter receio quando à sua aceitação. Nos últimos anos, com os filhos já adultos e o incentivo do marido, resolveu desengavetá-los. Com dez histórias prontas, pensou em lançar um a um, mas não conseguia se decidir por qual começar. Acabou surgindo a ideia de lançar um box com os cinco primeiros livrinhos. O projeto, submetido ao crivo do Financiarte, foi aprovado, e na próxima quinta-feira, dia 7, a autora lança a coleção Semeando Valores.

Os cinco livros que integram a coleção procuram oferecer aquilo que a autora, como mãe e professora, buscava: repassar ensinamentos e valores por meio da literatura. O Pintinho Diferente, por exemplo, enfatiza a aceitação do diferente por meio da história de um pintinho que nasce surdo. Você é Como é, escrito em forma de poesia, também salienta a diversidade, enquanto em Um Peixinho me Ensinou a Cuidar da Natureza um menino preguiçoso aprende que não deve poluir e devastar. Já em A Abelhinha Abelhuda encontramos uma abelha metida, petulante e preguiçosa que, numa situação difícil, é ajudada e aprende o valor da amizade. O box se completa com O Caso da Moedinha Perdida, historinha na qual uma raposa perde sua moedinha e acusa a todos de terem-na roubado, aprendendo depois uma lição de humildade.

Ilustrados por Karen Basso, os livros saem pela editora Liddo, têm formato 16x16cm e serão vendidos conjuntamente, com o box a R$ 30. A ideia é, futuramente, lançar um segundo box, com outras cinco histórias que já estão prontas.

O lançamento será às 19h30min, no Salão dos Capuchinhos (Rua General Sampaio, 189, bairro Rio Branco.). Além da sessão de autógrafos, haverá contação de histórias e apresentação do coro Hellen Keller, que canta em libras.

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros