Estreia nesta quinta-feira o documentário "Brasil Talian", em Antônio Prado - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Cinema11/03/2015 | 17h02

Estreia nesta quinta-feira o documentário "Brasil Talian", em Antônio Prado

Sessão será na Linha 21 de Abril, interior do município

Estreia nesta quinta-feira o documentário "Brasil Talian", em Antônio Prado Geni Onzi/Divulgação
Família Tormen, de Nova Pádua, participou das gravações Foto: Geni Onzi / Divulgação

Antônio Prado recebe a primeira sessão aberta do documentário Brasil Talian, dirigido por André Costantin. A sessão gratuita será às 19h30min desta quinta-feira, no salão da capela de Monte Bérico, na Linha 21 de Abril, que fica no interior da cidade.

O filme, produzido entre 2011 e 2014, debate questões acerca do "idioma" de raiz vêneta reconhecido recentemente como Referência Cultural Brasileira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O documentário transcende os testemunhos emocionados, propondo um mosaico de amplas reflexões sobre a língua que chegou ao Brasil junto com os imigrante italianos, mas acabou se distanciando das gerações mais novas. 

— O documentário não tem um personagem central, é como um patchwork, fomos recolhendo sensações, palavras e teorias. É bastante fragmentado — explica o diretor.

Custeado via Lei Rouanet, o filme tem depoimentos demais de 20 pessoas, gravados em colônias da Serra Gaúcha (Flores da Cunha, Nova Pádua, Antônio Prado) e do Espírito Santo (Venda Nova do Imigrante e Santa Tereza), além da própria Itália (Veneza, Trento, Genova e Vicenza). A idealização é de Fernando Roveda, a direção de fotografia e montagem de Daniel Herrera e a produção de Geni Onzi.

Em breve, o filme será exibido também em Caxias do Sul,  Flores da Cunha e Nova Pádua.

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros