Veterano do cinema, Ruy Guerra participou de live do Festival de Cinema de Gramado - Colunas da 3por4 - Sete Dias: agenda cultural, shows, exposições e mais
 
 

3por423/09/2020 | 16h29Atualizada em 23/09/2020 | 16h29

Veterano do cinema, Ruy Guerra participou de live do Festival de Cinema de Gramado

Ele dirigiu "Aos Pedaços", concorrente na mostra de longas brasileiros

Veterano do cinema, Ruy Guerra participou de live do Festival de Cinema de Gramado Edison Vara / Divulgação/Divulgação
Diretor tem 89 anos Foto: Edison Vara / Divulgação / Divulgação

Aos 89 anos, o veterano cineasta luso-brasileiro Ruy Guerra participou na manhã desta quarta (23) do debate virtual sobre o filme Aos Pedaços, concorrente na mostra de longas brasileiros no 48º Festival de Cinema de Gramado. A obra, filmada em preto e branco priorizando uma linguagem noir, é provavelmente a mais experimental entre as concorrentes. Com mais de 30 filmes em sua trajetória, Ruy falou sobre as dificuldades e a demora em escrever o roteiro.

— Durante seis meses, os personagens nunca me disseram nada. Eles nunca falavam comigo. Eu esperei seis meses e eles nunca me disseram p* nenhuma — brincou ele.

 Aos Pedaços tem como protagonista um homem com transtorno dissociativo de identidade. Apesar da afinidade da cinematografia do diretor com temas ligados à psicanálise, Ruy disparou:

— Queria dizer que sou completamente analfabeto em psicanálise, um analfabetismo assustador. Eu não leio nada sobre, li muito pouco e o pouco que li não entendi nada. O que acontece é que tive uma grande amiga, uma grande psicanalista que um dia disse "o Ruy nasceu psicanalizado". Peguei essa frase e me deu uma arrogância muito grande (risos) — contou.

Nesta quinta (24), as atrações do festival em cartaz pelo Canal Brasil, a partir das 20h, são os curtas Trincheira (AL) e O Barco e o Rio (AM), e o longa brasileiro King Kong en Asunción (PE).

Leia também
Conheça os contemplados no edital Uno-me
Caxias do Sul está entre as três cidades com maior participação no Festival Encantar
Escritora Marina Colasanti participa de live aberta ao público nesta quinta
Banda Não Alimente os Animais lança single nesta quarta
Na Cozinha: aprenda a fazer bolo de maçã com canela 


 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros