VÍDEO: Conheça o projeto Amizade, que reuniu 104 vozes de forma online - Colunas da 3por4 - Sete Dias: agenda cultural, shows, exposições e mais
 
 

3por407/07/2020 | 11h55Atualizada em 07/07/2020 | 14h29

VÍDEO: Conheça o projeto Amizade, que reuniu 104 vozes de forma online

Trabalho foi conduzido pelo maestro Giovani Costa, do Coro Municipal de São Francisco de Paula

VÍDEO: Conheça o projeto Amizade, que reuniu 104 vozes de forma online Reprodução/Divulgação
Processo inciou em abril Foto: Reprodução / Divulgação

Nestes tempos de pandemia, a movimentação produtiva dos ensaios online dos coros com os quais trabalha estimulou o maestro Giovani Costa numa ideia desafiadora. Ele pensou em criar um grande coro, com a participação de mais de 100 pessoas. E foi assim que nasceu Amizade, projeto que acabou batizado com o nome da música interpretada pelos 104 cantores no primeiro vídeo divulgado por eles, sucesso nas redes sociais. 

— A gente pensou numa música que fosse comum a todos. Essa canção Amizade trabalhei no início de cada um desses cinco coros — contou o maestro. 

Participaram do projeto cantores do Coro Municipal de São Francisco de Paula, conduzido por Giovani há 18 anos; além do Coro Municipal de Rolante, do Coral Sinapers Encanto - Sindicato dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas do RS, do Coral Sefaz - Secretaria da Fazenda do RS, e do Coral Em CanTo, Correios-RS. O vídeo de Amizade teve produção técnica do compositor e arranjador Marcio Conrad.

Para viabilizar a construção coletiva, que começou em abril, todos os coros receberam um "kit de voz", com as respectivas vozes a serem seguidas. Foi assim que os cantores puderam aprender a música para, depois, dividir a canção em solos e refrão. Assim, um participante de cada um dos cinco coros gravou um trecho e o coro registrou os refrões. Foi desta forma que a iniciativa conseguiu a façanha de envolver 104 vozes.

Os vídeos registrados pelos cantores em suas respectivas casas resultaram em mais de 300 imagens. Deu bastante trabalho para editar, ainda mais com o desafio das mixagens e sincronismos, voz e vídeo.

— As pessoas quando cantam num coro estão acostumadas a colocar a voz para fora, a ouvir um som harmônico, um som do coro. No momento que estão se filmando, e depois de imediato se ouvem e se veem, elas deletam e repetem uma, duas, cinco, dez vezes, até encontrar a melhor performance. Às vezes, essa coisa da tecnologia deixa meio duro, e a gente não queria fazer assim, engessado. Levamos dois meses para fazer porque tivemos um cuidado para que cada imagem pudesse ser trabalhada de um jeito especial — aponta Giovani.

O resultado ficou incrível e pode ser conferido abaixo.

Leia também
Projetos de videodança organizados por Matheus Brusa participam de ação nacional
Faça uma sobremesa cremosa com apenas três ingredientes
Adriana Antunes: 2020
Você pode fazer parte das homenagens da Globoplay à dupla Sandy & Junior
Artistas da região celebram legado de Ennio Morricone, morto nesta segunda-feira, aos 91 anos 

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros