Secretaria da Cultura de Caxias terá programação alusiva ao Dia do Orgulho LGBT - Colunas da 3por4 - Sete Dias: agenda cultural, shows, exposições e mais
 
 

3por426/06/2020 | 09h21Atualizada em 26/06/2020 | 09h21

Secretaria da Cultura de Caxias terá programação alusiva ao Dia do Orgulho LGBT

Vídeos serão exibidos nas redes neste domingo e na próxima semana

Secretaria da Cultura de Caxias terá programação alusiva ao Dia do Orgulho LGBT Reprodução/Divulgação
Sandro foi entrevistado por Gilmar Marcílio Foto: Reprodução / Divulgação

Neste domingo (28), comemora-se o importantíssimo Dia do Orgulho LGBT. As celebrações relacionadas à data, que geralmente envolviam paradas nas ruas e festas em clubes, tiveram de se adaptar ao momento de distanciamento social. Vale lembrar que a Parada de São Paulo, uma das mais importantes da América Latina, celebrou sua programação de forma online, no último dia 14. 

Em Caxias, o Dia do Orgulho LGBT não vai passar em branco. As redes da Secretaria Municipal da Cultura colocarão no ar, no próprio domingo, uma entrevista bem especial conduzida pelo escritor Gilmar Marcílio com Sandro Maurício da Silva (acima). Ativista das causas LGBT e criador da drag Valma Classic Kieer (personagem que mantém há 34 anos), Sandro responde perguntas sobre luta e representatividade.

– Eu tremia, nunca fui entrevistado por uma pessoa tão importante, um escritor. Mas foi superbom – contou Sandro, à coluna.

O papo também vai contar com algumas dicas de filmes e livros relacionados ao assunto, desta vez sob curadoria do próprio Gilmar, que também coordena a Sala de Cinema Ulysses Geremia no Ordovás

Outro vídeo que deverá chegar às redes da secretaria na próxima semana será o registro de uma atividade prevista para ocorrer nesta sexta (26), a partir das 16h, no Centro de Cultura. Aberta somente para alguns (poucos) convidados por conta das regras de distanciamento, a celebração contará com performance de Valma Classic Kieer para a canção Never Enough, trilha do filme O Rei do Show. Depois disso, haverá uma nova entrevista de Valma, desta vez conduzida pela diretora da Unidade de Artes Visuais da secretaria, Mona Carvalho. 

– Vamos falar também sobre racismo, aborto, violência contra a mulher, é importante estarmos juntos a essas lutas – diz Sandro.

:: 20 anos

Durante o encontro desta sexta, no Centro de Cultura Ordovás, Sandro Maurício da Silva também pretende anunciar a edição 2020 da Parada Livre de Caxias. Este ano, a programação será especial, porque marca os 20 anos da iniciativa. Sandro, aliás, está envolvido na organização do evento desde sua primeira edição.

– Para mim, é uma honra, um orgulho, realizar esse trabalho – diz Sandro.

A parada está previamente marcada para o dia 22 de novembro. Se até lá a pandemia ainda não tiver dado trégua, a atividade será realizada de forma online. No meio físico ou digital, o que importa é não calar o grito por representatividade e liberdade.

– Temos que andar de cabeça erguida, ninguém tem culpa de ser quem é – acrescenta ele.

Leia também
Você vai se apaixonar por esse risoto de pera com gorgonzola
Conheça Dinarte Albuquerque Filho, o patrono da 36ª Feira do Livro de Caxias do Sul
Dinarte Albuquerque Filho é o patrono da Feira do Livro de Caxias 2020
Campus 8 realiza primeira exposição virtual na próxima segunda
Banda Sirius mostra segundo lançamento de trilogia musical nesta sexta
VÍDEO: campanha reúne profissionais da Serra em apoio à produção e ao consumo da moda local

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros