Livro "O Velho Rancho" referencia paisagens dos Campos de Cima da Serra - Colunas da 3por4 - Sete Dias: agenda cultural, shows, exposições e mais
 
 

Literatura05/05/2020 | 16h40Atualizada em 05/05/2020 | 21h25

Livro "O Velho Rancho" referencia paisagens dos Campos de Cima da Serra

Trata-se da primeira obra do caxiense Felipe Zelinski

Livro "O Velho Rancho" referencia paisagens dos Campos de Cima da Serra Arte de Adan Marini/Divulgação
Ilustrações são de Adan Marini Foto: Arte de Adan Marini / Divulgação

Alguns elementos presentes na capa de O Velho Rancho já dão a pista de que o livro traz uma história ambientada no interior. Estão ali, por exemplo, uma casa com chaminé em plena atividade (provavelmente em função de um fogão a lenha aceso na cozinha), um velho galpão de madeira, algumas araucárias ao fundo e até mesmo dois cães da raça border collie, conhecida por sua função pastoril. Se a paisagem lhe pareceu familiar, saiba que essa era mesmo a intenção do escritor caxiense Felipe Zelinski, 33 anos. O Velho Rancho, sua primeira obra lançada, é uma espécie de homenagem ao povo simples e aos cenários bucólicos dos Campos de Cima Serra, que fazem parte das memórias de tantos moradores da região. A história, dedicada ao público infanto-juvenil, é justamente inspirada na própria infância e juventude do autor.

– Eu ia muito com meu avô a São Francisco de Paula e tenho parentes lá, aliás, estou esperando o feedback deles sobre o livro – brinca Zelinski.

As histórias contadas pelos mais antigos, as lendas que permeiam a região e até mesmo alguns lugares conhecidos – como os cânions ou o roteiro histórico caminho das tropas – permeiam a história, mas não necessariamente a conduzem. O autor explica que não quis prender sua literatura ao regionalismo, ainda que a relação da narrativa com elementos da cultura gaúcha e serrana esteja presente em muitos momentos.

– Vai surgir menção a algum rodeio ali na história, isso é inevitável, mas o regionalismo fica em segundo plano – pondera.

O Velho Rancho mistura elementos de aventura e fantasia para contar a história de um menino e uma menina, primos com idade na faixa dos 12 anos, que precisam se unir em torno de um objetivo grandioso.

– Eles vão ser os protetores do rancho, junto com os cães – adianta Zelinski, que busca inspiração no universo de Walt Disney e é fã da escritora Katherine Paterson (famosa pelo livro Ponte para Terabítia).

Outro atrativo do livro são as ilustrações do caxiense Adan Marini. Dentro da obra, os desenhos não possuem coloração, o que pode ser um prato cheio para os leitores que gostam de pintar. Com 52 páginas, O Velho Rancho é um lançamento independente e está disponível para venda por meio do site https://autor-felipe-zelinski.lojaintegrada.com.br. Moradores de Caxias pagam R$ 20, já encomendas para outras cidades custam R$ 30 (com frete incluso). 

Conforme Zelinski, a obra é a primeira de uma série que ele batizou de Altos Montes, e que contará com pelo menos mais dois lançamentos em breve.

– Serão histórias ambientadas nos Campos de Cima da Serra,  no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Um misto de aventura e fantasia, para todas as idades, principalmente para quem curte campo e montanha – diz.

Livro O Velho Rancho, de Felipe Zelinski.<!-- NICAID(14492413) -->
Autor exibe sua obra, lançada de forma independenteFoto: Arquivo pessoal / Divulgação

Leia também
VÍDEO: clássico do Queen ganha versão do Grupo das Cordas da UCS Orquestra
Live da banda Tequila Baby arrecadou doações para instituições da Serra
Curte filme de terror? Então se liga nas máscaras da marca caxiense Slashy Kat
Na Cozinha: aprenda a fazer pão rústico
Adriana Antunes: Hoshigaki
CineSerra vai disponibilizar online produções selecionadas em edições anteriores
VÍDEO: participação de crianças com Down em casamento de Caxias faz sucesso nas redes
Vídeo, isolamento e prática de inglês: conheça o projeto Quarantine Labs   

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros