VÍDEO: UCS Orquestra grava performance com músicos tocando de casa - Colunas da 3por4 - Sete Dias: agenda cultural, shows, exposições e mais
 
 

3por403/04/2020 | 09h50Atualizada em 03/04/2020 | 10h18

VÍDEO: UCS Orquestra grava performance com músicos tocando de casa

Eles interpretaram clássico de Ennio Morricone

VÍDEO: UCS Orquestra grava performance com músicos tocando de casa Reprodução/
Maestro Manfredo Schmiedt comandou grupo a distância Foto: Reprodução

Gravar vídeos e lives neste período de distanciamento social já virou tendência entre músicos do mundo todo. Mas já pensou colocar uma orquestra inteira para tocar com cada instrumentista performando direto de sua própria casa? Pois bem, é o que a UCS Orquestra propõe no projeto UCS Orquestra Quarentena. O maestro Manfredo Schmiedt conduziu os 12 integrantes da formação a distância num vídeo disponibilizado no YouTube na quinta-feira (2). 

Leia mais
Orquestra da UCS perde metade de seus músicos

Eles interpretaram a música Gabriel's Oboé, assinada pelo compositor Ennio Morricone para a trilha do filme A Missão. Originalmente composta para oboé e cordas, a obra foi adaptada para que todos os músicos pudessem participar. Assim, o solo foi dividido entre o próprio oboé,  a trompa, o vibrafone, o clarinete e o fagote. 

— A música que gravamos é uma que já apresentamos em nossos concertos presenciais mas como ela é de uma beleza sublime e que é trilha sonora de um filme que fala de missão, enfrentar novos desafios, achamos por bem gravar ela nesse formato inovador. Foi a primeira vez que fizemos isto desta forma em que cada um tocou da sua própria casa. É uma sensação bem diferente pois estamos acostumados a trabalhar em conjunto onde a respiração, o gesto musical, o movimento corporal de cada um de nós ajuda para que possamos tocar em conjunto e de maneira harmônica  — contou o maestro.

A edição e a mixagem do vídeo ficaram a cargo de Dhouglas Umabel. Desde a semana passada, a página da UCS Orquestra no Facebook está disponibilizando vídeos de concertos realizados no ano passado. Conforme Schmiedt, a ideia é gravar outras músicas para a orquestra e para as formações de grupos de câmara nas próximas semanas. 

— O objetivo é que o nosso público possa ter acesso à música durante esse período de reclusão e que essa ação alegre os corações de todos — justificou.

Leia também
Faça um canelone de espinafre com ricota que é uma delícia
Aprenda a fazer um hidratante para mãos em casa
Curte cinema fantástico? Então, se liga nesta dica
E-Sonic realiza duas apresentações online neste fim de semana
Escrito a oito mãos, livro mostra Brasil após doença fatal
Em homenagem à Itália, artista Antonio Giacomin incentiva crianças a colorirem o Pinóquio 


 
 
 
 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros