Conselho de Política Cultural quer avaliar impactos da pandemia na cultura de Caxias - Colunas da 3por4 - Sete Dias: agenda cultural, shows, exposições e mais
 
 

3por401/04/2020 | 14h32Atualizada em 01/04/2020 | 15h42

Conselho de Política Cultural quer avaliar impactos da pandemia na cultura de Caxias

Artistas e empresas que lidam com arte são convidados a responder formulário

Conselho de Política Cultural quer avaliar impactos da pandemia na cultura de Caxias Reprodução/
Diretoria tem pensado ações em reuniões online Foto: Reprodução

Eis acima o registro de algo que tem sido corriqueiro nos últimos dias, as reuniões online da diretoria do Conselho Municipal de Política Cultural de Caxias. Ciente do momento de alerta vivido pelos artistas que enfrentam shows cancelados e contratos desfeitos, o grupo tem pensando em ações para minimizar o impacto negativo da pandemia de coronavírus no setor da cultura. Mas, para pensar em qualquer proposta, é preciso antes fazer um mapeamento desses impactos. E esse é justamente o primeiro passo sugerido pelo conselho neste momento. A partir desta quinta (1º), estão publicados no Facebook do conselho (com link abaixo) dois formulários que devem ajudar a responder perguntas como: quanto de dinheiro está deixando de circular no setor durante este período?

Leia mais
Documento enviado para cidades gaúchas propõe ações para reduzir impactos da pandemia na cultura

— É uma tentativa de saber quantos somos, quem somos, se entender como classe. Nesses documentos também haverá espaços para as pessoas colocarem suas ideias para colaborar, iniciativas que possam ser úteis neste momento e que podemos já começar a fazer — explica Aline Zilli, presidente do conselho.

Os formulários são dedicados a dois tipos de público: um aos artistas individuais, outro às empresas que trabalham com arte, como companhias de teatro, produtoras, etc. Depois de coletado o material, a ideia é fazer o cruzamento de dados. O objetivo geral é se organizar enquanto classe e pensar em novas propostas que possam suavizar o impacto da crise já imposta.

— Já existem alguns programas do governo para ajudar a economia, mas a possibilidade de isso chegar à cultura é mínima. Nunca sobrou gordura para queimar na área cultural, por isso precisamos começar a agir — justifica a presidente do conselho.  

Acesse os formulários aqui:
Artistas
Produtores 

Leia também
Coletivo Enredo, de Caxias, oferece teatro e cinema online
Acordeonista Robison Boeira faz live com participação de Luciano Maia e Lucio Yanel, nesta quinta
Sofisticação em casa: aprenda a fazer risoto de filé com vinho tinto
Filmado em Farroupilha, curta "Eutanásia" estreia nesta quarta, no YouTube
Cantora Tatiéli Bueno estreia série de lives com bate-papos com profissionais de diferentes áreas
Festival de Cinema de Gramado está mantido para agosto 


 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros