Artistas de Bento se engajam virtualmente contra o coronavírus - Colunas da 3por4 - Sete Dias: agenda cultural, shows, exposições e mais
 
 

3por427/03/2020 | 06h00Atualizada em 27/03/2020 | 06h00

Artistas de Bento se engajam virtualmente contra o coronavírus

Eles estão postando vídeos pedindo para que comunidade fique em casa

Artistas de Bento se engajam virtualmente contra o coronavírus Arquivo pessoal/Divulgação
Darwin BillyBoy, um dos fundadores da lendária Rebeldes Rockabilly Band, é um dos participantes Foto: Arquivo pessoal / Divulgação

A comunidade cultural de Bento Gonçalves está engajada em incentivar as pessoas a ficarem em casa neste período de riscos iminentes de contaminação pelo coronavírus. Uma campanha encabeçada pelo secretário da Cultura, Evandro Soares, está mobilizando participantes. A ideia é a seguinte: em vídeos curtos, os artistas divulgam um pouco de sua arte e reforçam o pedido para que as pessoas não saiam de casa neste momento.  

Leia mais
Escritores de Caxias do Sul dão dicas de livros para a quarentena
Mande sua foto para a campanha #juntoscontraovirus

– Enviei uma mensagem para diversos grupos de WhatsApp com artistas de Bento, convocando a comunidade cultural para que pudessem usar sua criatividade mesmo em casa. Pessoal foi se manifestando voluntariamente a passar essa mensagem de ficar em casa – diz o secretário.

Um dos músicos que aceitou o convite foi Darwin BillyBoy (acima), um dos fundadores da lendária Rebeldes Rockabilly Band. Ele já disponibilizou três vídeos nos quais canta músicas autorais e covers acompanhado do dog Buddy, que adora música.

– É legal porque o artista não fica tão esquecido nesta época e ainda ameniza um pouco o clima – comenta o músico, que teve todos shows da agenda cancelados até abril.

Quer acompanhar a iniciativa? O perfil Cultura Bento, no Facebook, está compartilhando todos os vídeos. Uma iniciativa bem parecida com essa também está rolando em Garibaldi e você pode ver os vídeos por meio da página Turismo Garibaldi no Facebook.

Fundo Municipal de Cultura segue com inscrições abertas

E por falar em Bento Gonçalves, seguem abertas por lá as inscrições para o Fundo Municipal de Cultura. O prazo foi prorrogado até o dia 15 de abril e, neste ano, foram disponibilizados R$ 945 mil no edital. O valor deve ser distribuído entre 34 projetos nas áreas de artes cênicas, audiovisual, música, artes visuais ou artesanato, literatura, patrimônio histórico e folclore.

As inscrições são online e, de acordo com o secretário, haverá uma certa flexibilização por parte da prefeitura no que diz respeito a documentos que precisam de assinatura.

– Por exemplo, um aceite mesmo por e-mail do responsável pelo espaço onde o projeto será apresentado, isso também já vai ser entendido como carta de aceite no projeto – explica o secretário.

A Secretaria da Cultura de Bento também está preocupada em liberar as verbas o quanto antes for possível, para que esse dinheiro possa fomentar o fazer artístico e reverter em acesso à arte para a comunidade.

– No final do prazo de inscrições, a ideia é que façamos uma nova alteração de cronograma onde todo mundo estará engajado numa força-tarefa para poder disponibilizar esse recurso para a cultura o quanto antes, numa injeção de recursos na nossa cidade – compromete-se Soares.

Mais informações sobre o fundo podem ser acessadas em www.cultura.bentogoncalves.rs.gov.br.

Leia também
Yangos lança clipe gravado na Rússia nesta quinta
Level Cult realiza lives com DJs da casa a partir desta quinta
Do terraço de seu prédio, músico ca
Editora caxiense lança livro escrito por Neil Peart, um dos maiores bateristas da história do rockxiense entretém público com MPB

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros