Veja atividades que devem ocupar alguns espaços culturais de Caxias durante 2020 - Colunas da 3por4 - Sete Dias: agenda cultural, shows, exposições e mais
 
 

Programação10/01/2020 | 09h38Atualizada em 10/01/2020 | 09h39

Veja atividades que devem ocupar alguns espaços culturais de Caxias durante 2020

Ações serão desenvolvidas até o fim do ano

Veja atividades que devem ocupar alguns espaços culturais de Caxias durante 2020 Raissa de Carvalho/Divulgação
Romildo Rocha, de São Luís do Maranhão, será atração no Instituto SAMbA Foto: Raissa de Carvalho / Divulgação

O ano só está começando e a maior parte dos espaços culturais de Caxias do Sul já preparou uma lista de atividades que devem sair do papel em 2020. O Pioneiro elegeu alguns lugares que costumam encabeçar iniciativas nesta área por aqui para saber o que será oferecido à comunidade ao longo neste ano. 

Confira abaixo e já programe-se para acompanhar:

:: Instituto SAMbA

O Instituto SAMbA aprovou projeto na Lei de Incentivo à Cultura Municipal no ano passado e conseguiu captar 100% do valor por meio de parcerias com o setor privado. A ideia é promover residências artísticas com dois artistas do grafite reconhecidos nacionalmente. Os escolhidos são Romildo Rocha, de São Luís do Maranhão; e Bozó Bacamarte, de Olinda, no Pernambuco. Cada um passará duas semanas na cidade (datas ainda não estão definidas) e, além de pintarem painéis por aqui, eles também terão contato com alunos da Escola Municipal Ester Benvenutti.

– Vamos muito em escolas e eles nos pedem sempre por grafite – comenta Jessica De Carli, que comanda o SAMbA.  

Outra vivência dos artistas será com o Coletivo Rua, formado por artistas urbanos de Caxias do Sul, e também com o Instituto Sérgio Lovato, envolvido em projetos sociais. Até mesmo a rodoviária de Caxias integrará ações com os grafiteiros de fora do Estado. 

Outra novidade que será encabeçada pelo Instituto SAMbA neste ano é a uma “residência ao contrário”. Uma artista da cidade (o nome ainda não foi revelado) terá uma imersão cultural na Ilha do Ferro, povoado do sertão alagoano.

– A troca de culturas e território sempre esteve no nosso DNA – diz Jessica, que também pretende dar continuidade ao longo deste ano a iniciativas como o Projeto Ararinha e as doações comunitárias da hortinha do SAMbA.

* Endereço: esquina da Rua Visconde de Pelotas com a Hércules Galló. Fone: (54) (54) 3025-1101.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL 30/11/2018Idealizado pela ceramista Ana Júlia Poletto e pela escritora Adriana Antunes, atelier Casa do Caramujo oferece oficinas de ilustração e cerâmica. (Felipe Nyland/Agência RBS)
Cerâmica será aposta na Casa do CaramujoFoto: Felipe Nyland / Agencia RBS

:: Casa do Caramujo

Depois de algumas experimentações em 2019, a Casa do Caramujo pretende reforçar ainda mais seu potencial como espaço para formação artística. Prova disso será a abertura de uma nova turma para o curso de cerâmica oferecido por lá (a partir de 2020, haverá aulas também no sábado). As oficinas de escrita criativa, que movimentaram o Caramujo em 2019 também devem ganhar continuidade, com participação de autores da cidade. Outras aulas que pintarão por lá são de lettering, de lambe-lambe e até de café.

– Teremos ainda uma oficina de desbloqueio criativo, que é um dos temas mais pedidos por aqui – conta Adriana Antunes, que comanda o espaço ao lado de Ana Júlia Poletto.

* Endereço: Rua Oswaldo Dias, 67, bairro Nossa Senhora da Saúde. Fone (54) 98138-7872.

Paralela Serra Fashion 2015
Iniciativa Paralela Serra Fashion pode voltar em 2020Foto: Wellington Damin / Divulgação

:: Paralela

O pessoal da Associação Cultural Paralela pretende organizar os planos para o espaço somente em março. Isso porque, agora, o grupo está completamente envolvido na preparação do Bloco da Ovelha, que deve sair pela cidade no dia 22 de fevereiro. A expectativa é de que cerca de 30 mil pessoas participem da folia, que contará com diversas aparições especiais neste ano.

Com relação à programação da Paralela, o principal objetivo é batalhar pela liberação de shows juntos aos órgãos municipais. Desta forma, o espaço poderia retomar uma agenda de shows nacionais – em outros momentos, a Paralela já foi palco para nomes como Francisco El Hombre e Carne Doce. 

Outra ideia que pode ser retomada por lá em 2020 é o Paralela Serra Fashion (foto), com programação dedicada a criadores autorais.

– Muitas pessoas se mostraram interessadas no retorno dessa ideia, se colocando à disposição para participar – comenta Leonardo Ferrolho, um dos comandantes da Paralela.  

* Endereço: Rua Tronca, 3.483. Fone (54) 98433-0054.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (21/01/2019)Fachada do Centro de Cultura Ordovás em Caxias do Sul. (Antonio Valiente/Agência RBS)
Área externa do Ordovás deve ser mais explorada com atividades culturaisFoto: Antonio Valiente / Agencia RBS

:: Centro de Cultura Ordovás

Tendo em vista o período de transição na gestão municipal, os espaços culturais ligados à prefeitura também vivem momentos de incerteza. No Centro de Cultura Ordovás, uma lista de projetos para 2020 está pronta. A expectativa da diretora do espaço, Claudete Travi, é conseguir colocar tudo em prática. A maior parte das ideias surgiu ainda em 2019 e, devido à boa aceitação do público, deve ganhar segunda edição neste ano. Entre elas estão as visitas guiadas ao complexo da antiga Vinícola Luiz Antunes, que devem ser reformuladas com novas parcerias em 2020.

– Estamos reestruturando a fórmula reforçando esse trabalho para que a comunidade conheça este espaço – aponta Claudete.

Outras apostas do Ordovás propõem uma maior valorização do espaço externo do prédio, a segunda edição da Festa do Livro Infanto Juvenil e o Ordovás Sunset, a partir do dia 19. 

* Endereço: Rua Luiz Antunes, 312. Fone: (54) 3901-1316.

Oficina com Bruno Polidoro - Atelier NAV
Atelier NAV ganhará nova edição em 2020Foto: Antonio Valiente / Divulgação

:: Núcleo Audiovisual (NAV)

Em 2020, o Núcleo Audiovisual (NAV) pretende dar ainda mais gás às atividades em formação audiovisual oferecidas por lá. Uma boa novidade que deve surgir neste ano é o lançamento do documentário que começou a ser produzido por alunos das oficinas do Atelier NAV 2019. O Atelier, aliás, terá continuidade neste ano, com novas oficinas e workshops. 

– A ideia é trazer mais e melhores convidados para nossos projetos. E o Atelier NAV, quem sabe neste ano poderá ter convidado internacional – sugere Daniel Vargas, que coordena o espaço. 

Outro projeto que deve ganhar continuidade no Núcleo Audiovisual é a Foto Maratona, programação que rola por lá dedicada aos amantes da fotografia.

* Endereço: Rua Coronel Flores 810/103 (Teatro Moinho da Estação). Fone (54) 99114-1399.

Leia também
Receitas Ilustradas #9: saiba como fazer um bacalhau irresistível
Renato Borghetti faz show gratuito em Canela, neste sábado 
Conheça o som do rapper Liro
Fábio Panone Lopes tem grafite danificado em Caxias
Francês "Estaremos Sempre Juntos" abre programação 2020 na Sala Ulysses Geremia

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros