Depois de 25 anos, livraria Mercado de Ideias deixa ponto no Centro de Caxias - Colunas da 3por4 - Sete Dias: agenda cultural, shows, exposições e mais
 
 

3por420/12/2019 | 09h41Atualizada em 20/12/2019 | 09h42

Depois de 25 anos, livraria Mercado de Ideias deixa ponto no Centro de Caxias

Em 2020, espaço que ficava na Galeria Martinatto irá para o bairro Planalto

Depois de 25 anos, livraria Mercado de Ideias deixa ponto no Centro de Caxias Antonio Valiente/Agencia RBS
maria Helena Lacava precisou reposicionar seu negócio por conta de problemas financeiros Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Uma das livrarias mais tradicionais de Caxias, a Mercado de Ideias, vai fechar as portas a partir deste Natal. Localizada há 25 anos na Galeria Martinatto, entre a Júlio de Castilhos e a Sinimbu, a loja vai passar por uma reformulação por conta das dificuldades econômicas que se intensificaram a partir de 2014. Entre as mudanças previstas está a saída do ponto tradicional – a sala será entregue no dia 30.

– Nos últimos seis anos, estive pagando para trabalhar. Chegou a um ponto que não deu mais – desabafa Maria Helena Lacava, uma das mais antigas livreiras de Caxias que, em fevereiro do ano que vem, comemora 35 anos de atuação.

Leia mais:
Maria Helena Lacava dá dica literária em especial sobre a 35ª Feira do Livro de Caxias

A livreira lamenta que o cenário vivido pela Mercado de Ideias não seja isolado. Conforme ela, resistir tem sido o verbo mais conjugado para os profissionais que trabalham com Cultura, atualmente. No caso da Mercado de Ideias, a solução encontrada para reduzir gastos foi o fechamento da loja no Centro. Desta maneira, a partir de janeiro, a livraria estará instalada no porão da própria residência de Maria Helena, na Rua João Comerlatto, 677, bairro Planalto. 

– Lá tem uma área arborizada, penso em colocar umas redes, promover uns encontros por lá. Também vamos disponibilizar um brechó com livros e roupas – planeja.

Além de seguir investindo na venda online, o que parece ter se tornado uma forte tendência no comércio de livros, a nova Mercado de Ideias também promete repaginar o contato com os clientes oferecendo tele-entrega e vendas via WhatsApp – aliás, anota o número aí (54) 99951-4362.

– Levei seis anos para tomar essa decisão, foram momentos sofridos. Quando loquei aqui, meu sonho era oferecer um espaço de luz, e foi o que eu senti nesses anos todos. Fechar, então, gera um pouco de dor e tristeza, mas o sentimento atual é de renovação e de esperança – prospecta Maria Helena.  

Leia também:
Representante de Caxias é eliminada do programa "Mestre do Sabor"
Agenda: Bloco da Ovelha faz esquenta para o Carnaval 2020 nesta sexta-feira, em Caxias
Rafa Gubert e Tita Sachet protagonizam encerramento do Natal Caxias Mais Feliz, no domingo
Novas camisetas da Soama homenageiam "louca dos gatos" e "louca dos cachorros"

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros