Grafites são cobertos por tinta verde em Bento Gonçalves - Colunas da 3por4 - Sete Dias: agenda cultural, shows, exposições e mais
 
 

3por411/10/2019 | 16h06Atualizada em 11/10/2019 | 16h06

Grafites são cobertos por tinta verde em Bento Gonçalves

Ação foi interrompida após repercussão negativa por parte dos artistas  

Grafites são cobertos por tinta verde em Bento Gonçalves Gilnei Rigotto/Divulgação
Mural fica na fachada do Estádio da Montanha Foto: Gilnei Rigotto / Divulgação

A pintura de parte de um muro tem causado polêmica em Bento Gonçalves desde a semana passada. O espaço fica na Avenida Osvaldo Aranha e delimita a fachada do Estádio da Montanha, casa do Farrapos Rugby Clube. O clube encabeçou a pintura do muro, o que acabou cobrindo de verde pelo menos metade das manifestações artísticas em grafite estampadas por lá. Alguns artistas da cidade começaram a se mobilizar contra a cobertura das obras e o secretário da Cultura de Bento, Evandro Soares, resolveu intervir. Na quinta-feira, ele conversou com o diretor do Farrapos, Fabiano Ferrari, para tentar entender melhor a situação.

— Não é nenhuma situação de censura ou caça às bruxas, o clube entendeu que a pintura revitalizaria o muro, que tinha alguns grafites antigos, já deteriorados pela ação do tempo. O pessoal do clube colocou que não tinha nada contra os grafites. Quando expusemos o lado dos artistas, eles optaram por parar com a pintura — explicou o secretário. 

Conforme Evandro Soares, a direção do clube tinha uma autorização antiga para a realizar a pintura, porém, se prontificou em abrir o espaço (recém pintado de verde) para novos grafites. 

— Eles acabaram se sensibilizando com isso também. Mesmo que o ato tenha soado um pouco agressivo, agora temos que pensar em novos projetos, queremos estudar isso em conjunto com os artistas. Bento tem uma cultura muralista muito forte — comentou Soares.

Pintura de muro grafitado em Bento
Foto: Gilnei Rigotto / Divulgação
Pintura de muro grafitado em Bento
Foto: Gilnei Rigotto / Divulgação
Pintura de muro grafitado em Bento
Foto: Gilnei Rigotto / Divulgação

Leia também:
Casa do Caramujo realiza Bazar de Primavera, neste sábado
Slam Poetiza realiza final regional neste domingo, em Caxias
Personagem das paisagens urbanas, Elichat completa sete anos com mostra artística
DJ paulista Erick Jay visita Caxias para show e bate-papo em instituição social

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros