MDBF 2019 terá concerto da Orquestra Sinfônica da UCS - Colunas da 3por4 - Sete Dias: agenda cultural, shows, exposições e mais
 
 

3por418/09/2019 | 09h42Atualizada em 18/09/2019 | 09h42

MDBF 2019 terá concerto da Orquestra Sinfônica da UCS

Espetáculo vai contar com participação de vários artistas

MDBF 2019 terá concerto da Orquestra Sinfônica da UCS Felipe Nyland/Agencia RBS
O irlandês Gallie será uma das atrações da apresentação com a Osucs Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

A novidade anunciada pelo Mississippi Delta Blues Festival (MDBF) me deixou com aquela sensação de “como ninguém tinha pensando nisso antes?”. Sim, porque a participação inédita da Orquestra Sinfônica da UCS (Osucs) na programação blueseira tem absolutamente tudo para dar muito certo. A iniciativa partiu do próprio maestro Manfredo Schimedt (ex-integrante de banda de rock e até hoje fã desse universo musical, vale lembrar), que gostaria de contar com alguma atração do MDBF para ser solista num concerto com repertório alinhado ao clima de blues que toma conta da cidade em novembro. Mas a troca de ideias foi tão intensa que logo se pensou em levar a orquestra e seu concerto inédito para integrar a programação oficial do MDBF, uma baita bola dentro. 

A atração, que vai encerrar a noite da quinta-feira (dia 21 de novembro) no palco principal, está sendo formatada desde já e vai contar com participação de vários nomes do line-up do festival, por isso o concerto foi batizado de MDBF In Concert.    

–  Conforme a coisa foi se desenvolvendo, falei “vamos fazer esse concerto de uma forma que passe pelo blues, pelas músicas tradicionais de New Orleans (cujo carnaval de rua inspira o tema desta edição do MDBF) e, aproveitando que o Gallie vem da Irlanda para cá mais cedo e vai conseguir ter tempo de ensaiar, fazer algumas músicas de folk dele também – explica Toyo Bagoso.

O folk intimista e tri inspirado de Gallie (na foto acima) foi uma das atrações mais bacanas do MDBF 2018 que, neste ano, ganhará de “brinde” uma orquestra do porte da Osucs. Outros artistas já confirmados no concerto também são pratas da casa como Tomás Seidl, Fran Duarte, Rodrigo Campagnolo, Fher Costa, Toyo Bagoso e Fabio Posenatto. O carioca Pedro Strasser, atualmente radicado em Caxias, assumirá as baquetas durante todo o espetáculo, com arranjos escritos especialmente pelo maestro Bebeto Salvagni – outra fera que empresta talento à iniciativa.

:: Repertório

Antes de ser mostrado durante o festival, o MDBF in Concert terá apresentação no UCS Teatro, no dia 18 de novembro (segunda-feira). Cada uma das sessões, entretanto, terá nuances sonoras diferentes por conta do momento e da estrutura. Blues, folk, soul, ragtime e jazz farão parte do espetáculo, que promete ser um dos marcos positivos do MDBF 2019.

– Vamos trazer bastante do festival para o concerto, vai revolucionar, vai ser totalmente diferente e pode até futuramente ser levado para fora, fazer em outro lugar. Esse espetáculo vai estar pronto para correr o Estado – prospecta Toyo Bagoso.

À coluna, ele adiantou três canções que farão parte do repertório. 

Confira abaixo:



Leia também:
Conheça as fãs caxienses que tatuaram a paixão por Sandy & Junior
Medi in Rock fará tributo a André Matos em novembro, em Veranópolis
Agenda: rainha da sofrência, Marília Mendonça faz show na Serra no domingo

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros