Rafael Dambros enfrenta ataques por conteúdo da exposição "Santificados", em cartaz na Capital - Colunas da 3por4 - Sete Dias: agenda cultural, shows, exposições e mais
 
 

3por406/02/2019 | 09h27Atualizada em 06/02/2019 | 09h27

Rafael Dambros enfrenta ataques por conteúdo da exposição "Santificados", em cartaz na Capital

Mostra que passou pela Câmara de Vereadores de Caxias está no Espaço 900

Rafael Dambros enfrenta ataques por conteúdo da exposição "Santificados", em cartaz na Capital Camila Domingues/Agencia RBS
Iconografia católica norteou pesquisa artística do caxiense Foto: Camila Domingues / Agencia RBS

Se Rafael Dambros sofreu ameaças quando apresentou a exposição Santificados em Caxias – no final do ano passado, na Câmara de Vereadores –, a repercussão ganhou novas proporções agora que as obras estão disponíveis na Capital, no Espaço 900. Dambros conta que está surpreso com a quantidade de xingamentos que tem recebido via redes sociais e email. Ao mesmo tempo, muitos espectadores também estão mandando mensagens de apoio e solidariedade à mostra.

Leia mais:
Exposição que gerou polêmica em Caxias chega a Porto Alegre
3por4: Exposição de Rafael Dambros já é umas das mais vistas da Câmara de Caxias
Prefeitura de Caxias proíbe visitação de escolas à Câmara de Vereadores por conta de exposição com nudez

– Os ataques que tenho sofrido vêm de um grupo de pessoas específico, com palavreado chulo, menosprezando meu trabalho e me ameaçando de ir para o inferno e de ser criminoso. O artista se tornou um marginal pela ignorância dessas pessoas – lamenta Dambros, que pintou releituras de santos da Igreja Católica a partir de intensas pesquisas iconográficas.

O artista chegou a compartilhar em suas redes pessoais alguns recados violentos que recebeu recentemente, onde pessoas o acusam com adjetivos como criminoso, aberração e lixo. O youtuber Bernardo Küster também divulgou um vídeo (já com mais de 100 mil acessos) atacando o artista e apresentando Santificados da seguinte forma: “depois do horror do QueerMuseum, agora a exposição Santificados, em Porto Alegre, oferece coisas até piores”.

– Estão desrespeitando todos nós com informações mentirosas e distorcidas – aponta Dambros.

Santificados fica em cartaz até 20 de fevereiro no Espaço 900. Em Caxias, a comunidade cultural se uniu em torno da defesa da mostra, unindo-se ao artista até mesmo como “vigias” na Câmara para garantir a segurança das obras. Torcemos para que a repercussão estadual, mesmo a negativa, acabe gerando debate e reflexão, como aconteceu por aqui. 

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 22/01/2018: Exposição Santificados, do artista Rafael Dambros, no Espaço 900. (CAMILA DOMINGUES/AGÊNCIA RBS)
Foto: Camila Domingues / Agencia RBS

Leia também:
Noite de Anitta e Zé Carlos e Cristiano é a mais procurada da Festa da Uva 2019
Parceria de Leandro Zen e Nei Van Soria conecta musicalmente a Serra com a Capital 
Gaúcha radicada nos EUA lançará livro misturando mistério e moda 
Alouca Café, em Caxias, fechará as portas

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros