No Non Mi Lasci: clássicos dos Beatles ganham versões em italiano na Serra - Colunas da 3por4 - Sete Dias: agenda cultural, shows, exposições e mais
 
 

3por408/02/2019 | 14h15Atualizada em 08/02/2019 | 14h23

No Non Mi Lasci: clássicos dos Beatles ganham versões em italiano na Serra

Responsável pelo projeto é o grupo Ragazzi Dei Monti, que se apresentará durante a Festa Nacional da Uva  

No Non Mi Lasci: clássicos dos Beatles ganham versões em italiano na Serra Acervo pessoal/
Grupo é natural de Monte Belo do Sul Foto: Acervo pessoal

The Beatles é provavelmente a banda mais referenciada pelo mundo, ganhando versões com os mais diferentes sotaques e ritmos. No Brasil, muitas canções do fab four ganharam letra em português durante a Jovem Guarda. Depois disso, até Rita Lee deu cara aportuguesada a clássicos dos britânicos no disco Aqui, Ali, Em Qualquer Lugar. O Rio Grande do Sul também já fabricou suas versões, desde o debochado The Guritles (piada do humorista Guri de Uruguaiana) até o intercâmbio instrumental com a terrinha protagonizado pelo pessoal do Beatles no Acordeon

Leia mais:
The Beatles no Acordeon planeja novos voos após Liverpool

Pois uma novidade nesse sentido deve surgir durante a Festa Nacional da Uva, em Caxias. É que o grupo folclórico Ragazzi Dei Monti, natural de Monte Belo do Sul, está preparando um show com versões dos clássicos dos Beatles em italiano (!). A ideia surgiu como um desafio proposto por um membro da própria organização da festa.

— Achei que era complicado, porque uma versão não é simplesmente puxar no Google e trocar para o italiano, precisa ficar sonoro. Mas resolvi tentar e escolhemos cinco músicas clássicas e fui adaptando essas versões, que são realmente originais. As músicas seguem as traduções das letras que eles gravaram. Os arranjos são praticamente os mesmos também — comenta Alvaro Mazoni, um dos vocalistas do grupo, que tem mais de 25 anos de trajetória.

O show está marcado para o dia 4 de março, às 21h, no super adequado Palco Itália, nos Pavilhões da Festa da Uva. No repertório preparado pelo Ragazzi dei Monti, All My Loving virou Il Mio Amore Don't Let Me Down virou No Non mi Lasci, I Should Known Better virou Avrei dovuto saperlo e Twist and Shout virou Balare e Gridare. Hey Jude permanecerá Hey Jude mesmo.

— Acho que é algo inédito nosso, que vai ser bacana para festa e para nós. Eu tenho certeza que Beatles é um ícone de todos os tempos e a gente está fazendo esta homenagem em italiano, nada de sátira, nada de trocar o que existe — pondera Alvaro.

Veja trecho de um dos ensaios do grupo Ragazzi Dei Monti:

Leia também:
Nivaldo Pereira: o valor da amizade
Mercado de Rua promove o comércio alternativo em Bento Gonçalves
Exposição referencia parangolés de Hélio Oiticica em Caxias
Agenda: Feira Medieval ocorre no sábado e domingo, em Nova Petrópolis

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros