Gilberto Salvagni, maestro da Serra, terá peça executada no Japão - Colunas da 3por4 - Sete Dias: agenda cultural, shows, exposições e mais
 
 

Projeção08/01/2019 | 16h30Atualizada em 08/01/2019 | 16h30

Gilberto Salvagni, maestro da Serra, terá peça executada no Japão

Será em fevereiro, durante apresentação da classe de trompas da Tokyo University of the Arts

Gilberto Salvagni, maestro da Serra, terá peça executada no Japão Jonas Ramos/Agencia RBS
Responsável pelo intercâmbio foi o maestro holandês Will Sanders Foto: Jonas Ramos / Agencia RBS

Gilberto Salvagni é conhecido por ter atuado na Orquestra Municipal de Sopros (deixou o cargo de maestro no final de 2016) e também por ser arranjador e saxofonista da Salvagni Big Band que, entre outras atividades, acompanha concertos do músico Nei Lisboa. O que alguns desconhecem é a  veia de Bebeto na composição. Talento, aliás que está ganhando atenção internacional. Peça criada por ele, Música para 12 Trompas, será executada na Tokyo University of the Arts. Será em fevereiro, durante apresentação da classe de trompas da instituição.

Salvagni tem certeza que o intercâmbio de sua obra com Tóquio tem o dedo do maestro e trompista holandês Will Sanders. Os dois se conheceram ano passado, durante o 5º Encontro Brasileiro de Trompistas e 2º Encontro Latino-Americano de Trompistas, realizado em Porto Alegre. Na ocasião, Salvagni foi um dos convidados a compor uma peça que depois acabou sendo regida por Sanders. O holandês gostou tanto que fez questão de conhecer pessoalmente o compositor da obra Música para 12 Trompas.  

— Ele viaja o mundo e acaba levando minha peça por onde vai. Tenho certeza que foi por ele que ela acabou parando em Tóquio. Só fiquei sabendo que seria executada por lá porque recebi uma mensagem de um músico de lá, que é meu amigo no Facebook, solicitando que eu mandasse uma nota de programa sobre a peça — conta Salvagni.  

O compositor, aliás, já combinou com o amigo japonês (que se chama Yuta Igawa) para que envie um vídeo da performance registrada lá do outro lado do mundo. 

Leia também:
Agenda: Tenor Evandro Martins é atração na Rua Coberta, em Gramado
Campanha internacional Januhairy incentiva mulheres a deixarem seus pelos livres
Morre a argentina Eva Piwowarski, uma das curadoras do Festival de Cinema de Gramado
Banda caxiense Apocalypse disponibiliza álbum comemorativo aos 35 anos

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros