Secretaria da Cultura de Caxias passa por mudanças internas - Colunas da 3por4 - Sete Dias: agenda cultural, shows, exposições e mais
 
 

Estruturação18/12/2018 | 16h30Atualizada em 18/12/2018 | 16h30

Secretaria da Cultura de Caxias passa por mudanças internas

Recentemente, unidades como a de Música e a de Artes Visuais perderam suas coordenadoras

Secretaria da Cultura de Caxias passa por mudanças internas Reprodução/Reprodução
Reprodução de vídeo registrado na despedida de Mona Carvalho da Unidade de Artes Visuais Foto: Reprodução / Reprodução

A estrutura da Secretaria da Cultura está sendo reformulada. As mudanças já estão rolando e envolvem, principalmente, as coordenações das unidades. Dois casos recentes atingiram as servidoras Maysa Stédile, que comandava a Unidade de Teatro; e Mona Carvalho, da Unidade de Artes Visuais. São cargos que ainda não tiveram substituição e que, provavelmente, não terão. De acordo com o secretário da Cultura, Joelmir da Silva Neto, as movimentações fazem parte de um plano de reestruturação do quadro interno.

— É uma otimização do quadro, o trabalho de cada unidade permanece, são ações contínuas. Não é um enxugamento, é uma otimização. Temos um grande número de setores e queremos unir mais para todos poderem se auxiliar. As nomenclaturas das unidades permanecem, só queremos que fique mais unificado, mais harmônico — esclarece ele.

O secretário afirma ainda que as coordenações dessas unidades, num primeiro momento, estará mais ligada ao Centro de Cultura Ordovás. Quem assume por lá a partir de janeiro é a servidora Claudete Travi.

A despedida oficial de Mona Carvalho da Unidade de Artes Visuais ocorreu na última sexta, no Ordovás, durante abertura do projeto Criações Poéticas. Artistas que estavam presentes prestaram homenagem à profissional, que deixou o cargo emocionada. À coluna, Mona disse que não recebeu nenhuma justificativa mais detalhada sobre a mudança.

— De qualquer maneira, independentemente de onde me colocarem, estarei me dedicando à cultura. Fiquei surpresa porque meu trabalho foi impecável. Consegui logo no primeiro ano duplicar o público das exposições e atividades. Este ano triplicamos números. Tínhamos no mínimo quatro atividades por mês. Sempre trouxemos trabalhos inéditos também, no mínimo duas exposições por mês. A Semana da Fotografia foi sem verba nenhuma, fizemos um trabalho excelente, com um público de mais de seis mil pessoas envolvidas. Eu adoraria dar continuidade no meu planejamento — disse.

De acordo com o secretário, profissionais como Mona e Maysa permanecerão realocadas na Secretaria da Cultura. Alguns outros movimentos ainda serão necessários, entre os motivos estaria uma maior centralização no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), espaço no bairro Cidade Nova que ganhará mais atenções a partir do ano que vem.

Leia também:
Caxiense é o primeiro gaúcho na Associação Latinoamericana de Body Piercing  
Com filme feito com smartphone, caxienses conquistam prêmio em Brasília
Conheça a grife caxiense dedicada a criar saídas de praia
Agenda: cantor Naldo Benny faz show em Caxias, na sexta

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros