No Procon Caxias, o número de reclamações contra instituições financeiras já ultrapassa os de segmentos campeões de queixas no passado, como a telefonia celular. O assunto precupa tanto que entre setembro e outubro deve ser lançada uma campanha de conscientização do órgão voltada ao uso racional do crédito consignado para aposentados e pensionistas.
Do início do ano até ontem, 37,46% das queixas no Procon envolviam assuntos financeiros, reclamações contra empresas de empréstimo de dinheiro ou bancos. Em segundo lugar, aparecem produtos e em terceiro, serviços básicos (nesse último, entram a telefonia celular, água e luz por exemplo). Este ano já foram registradas no Procon 2.186 casos em Caxias contra serviços financeiros.
- Muitos acabam refinanciando o empréstimo por outra empresa. O aposentado é atraído por descontos nas cargas de juros. Mas faz um empréstimo e outro e faz de novo. Ele acaba empolgado com o crédito fácil - constata o diretor substituto do Procon de Caxias do Sul, Luiz Fernando Del Rio Horn.
Na próxima semana, o Procon deve se reunir com o Conselho Municipal do Idoso e Ministério Público para apontar ações para uma campanha educativa que deve ser divulgada em veículos de comunicação para uso racional do crédito consignado. A ideia é mostrar que é possível contrair financiamentos, mas com responsabilidade. Os aposentados são um dos principais públicos das financeiras.
- Mais sobre:
- financeiras
- destaque pioneiro
- procon